TCC Processo fermentativo (Etanol)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5078 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

1.1 Fermentação na história

Os produtos de fermentação são usados desde a Antigüidade, para a fabricação de Vinho, cerveja e pão. São tão velhos quanto à agricultura. Há registros que comprovam o uso de alimentos fermentados pelos sumérios, egípcios antigos, assírios e babilônios. Foram encontradas descrições chinesas do ano 1000 a.C. sobre miso feito com molho de soja. Ovalor medicinal de produtos fermentados é conhecido há muito tempo. Os chineses usavam coalho de feijão-soja mofado para curar infecções de pele há 3.000 anos. Os índios da America Central usavam fungos para tratar suas feridas infectadas.
A verdadeira causa de fermentação, porém, não era compreendida até o século XIX. O cientista francês Louis Pasteur, enquanto estudava problemas dos cervejeirose vinicultores da França, descobriu que um tipo de levedura produz vinho bom, mas um segundo tipo torna-o azedo. Esta descoberta conduziu à teoria da origem de doenças de Pasteur. Estudos realizados por Pasteur permitiram verificar que a fermentação alcoólica estava sempre associada ao crescimento de leveduras, mas que se estas fossem expostas a quantidades importantes de oxigênio produziriam (emvez de álcool e dióxido de carbono) água e dióxido de carbono. Destas observações, Pasteur concluiu que a fermentação é o mecanismo utilizado pelos seres vivos para produzir energia na ausência de oxigênio.
Já em 1897, o químico alemão Buchner demonstrou que a fermentação era apenas uma seqüência de reações químicas, podendo ocorrer fora de células vivas. Foi este estudo que revelou as enzimas epermitiu a compreensão do metabolismo celular em toda a sua globalidade. Em 1930 os bioquímicos alemães Embden e Meyerhof descobriram a totalidade das etapas deste processo, em virtude da descoberta essa seqüência também é conhecida por cadeia de Embden-Meyerhof.
A química das fermentações é uma ciência nova que ainda está em suas fases mais iniciais. É a base de processos industriais queconvertem matérias-primas como grãos, açúcares, e subprodutos industriais em muitos produtos sintéticos diferentes.




















2 OBJETIVO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o processo fermentativo na indústria de produção de etanol, buscando o entendimento de cada etapa do processo. Mostrando ainda métodos de identificação, monitoramento e controle defatores que possam influenciar positiva ou negativamente no processo, visando assim um maior rendimento fermentativo e conseqüente otimização dos lucros.




































3 MATÉRIA PRIMA


Entretanto, adotou-se a cana-de-açúcar (saccharum spp.), como principal matéria-prima das usinas brasileiras devido a sua grande disponibilidade,apresenta potencial geneticamente favorável para acúmulo de açúcares, especialmente na forma de sacarose, deixando como resíduo, após a extração nas moendas o bagaço, um subproduto de elevado poder calorífico, e em quantidades mais do que suficientes para gerar todo o vapor necessário nas destilarias. Estudos mostram que há uma sobra de cerca de 30% de bagaço nas destilarias.
A composição química dacana-de-açúcar depende de uma série de fatores, como variedade, estado de maturação, época de colheita, condições climáticas, tipos de solo, tratos culturais, emprego ou não de adubação e irrigação, florescimento, sanidade da cultura, processo de despalha, intensidade do desponte, condições e tempo de armazenamento, entre outros. A variedade é sem dúvida, o fator mais importante, porém o estágiode maturação determina os valores máximos que cada um dos componentes químicos pode atingir.
Para fins industriais, a cana-de-açúcar é constituída pelo caldo e fibra, mostrados na Tabela 1. Entende-se por caldo o conjunto de sólidos dissolvidos mais a água. A fibra, representada pelo bagaço como subproduto, tem diversas aplicações industriais. O caldo e o melaço apresentam a composição indicada...
tracking img