Tcc - plr como instrumento motivacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Diogo Braga Guimarães

A PARTICIPAÇÃO DOS LUCROS E RESULTADOS (PLR) COMO INSTRUMENTO MOTIVACIONAL NO BANCO ALFA

PORTO ALEGRE
2011

Diogo Braga Guimarães

A PARTICIPAÇÃO DOS LUCROS E RESULTADOS (PLR) COMO INSTRUMENTO MOTIVACIONAL NO BANCO ALFATrabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como requisito para a obtenção do título de Bacharel em Administração.

Orientadora: Profª.Ângela Beatriz Scheffer Garay

Porto Alegre
2011

Diogo Braga Guimarães

A PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS E RESULTADOS (PLR) COMO INSTRUMENTO MOTIVACIONALNO BANCO ALFA

Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como requisito para a obtenção do título de Bacharel em Administração.

Aprovado em ____ de junho de 2011.

BANCA EXAMINADORA:

Prof.

Prof.

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho aos milhões de anônimos queconstituem o mais importante de todos os recursos organizacionais de qualquer empresa, aos funcionários, que são os talentos, capital humano e capital intelectual de todas as organizações. Aqueles que em seu dia a dia podem auxiliar a construir o nome, a marca, a força de um empreendimento e que se transformados em parceiros, aliados, ao invés de apenas recursos, podem vir a consolidar o sucessodesejado e partilhado.

AGRADECIMENTOS

A minha família, pelo amor incondicional em todos os momentos, demonstrado através do apoio e incentivo para seguir adiante sempre.
Aos professores, que acreditam no potencial de cada aluno e sabem como auxiliar a cada um a descoberta de seus próprios talentos e potencialidades.
Aos colegas, que dividiram angústias e alegrias.
Aos amigos, quecompreenderam as ausências para que o caminho sonhado pudesse ser seguido e transformado no início de uma grande jornada.

EPÍGRAFE

A transformação das pessoas – de meras fornecedoras de mão – de – obra para fornecedoras de conhecimento – é a nova revolução que está ocorrendo nas organizações bem-sucedidas. Isso decorre de uma nova cultura e de uma nova estrutura organizacional na qual se privilegiam ocapital intelectual e o aporte de valor que somente as pessoas podem proporcionar, desde que devidamente preparadas e motivadas para tanto. O talento humano passou a ser tão importante quanto o próprio negócio, pois é o elemento essencial para sua preservação, consolidação e sucesso.
Idalberto Chiavenato
RESUMO

No mundo competitivo de hoje, para que as empresas possam ser bem sucedidas, umdos grandes desafios na área de gestão de pessoas é manter os colaboradores motivados. O objetivo deste estudo é analisar a influência do programa de Participação nos Lucros e Resultados – PLR, na motivação dos funcionários do Banco Alfa em uma agência na cidade de Rio Grande –RS. Para isso realizou-se um estudo de caso na agência do banco. A obtenção dos dados para a pesquisa, ocorreu através deentrevistas semi-estruturadas, com perguntas abertas e uma abordagem qualitativa, que buscaram obter as percepções dos funcionários acerca da influência da PLR na sua motivação. Os resultados obtidos na pesquisa demonstram uma influência positiva da PLR, que apesar de apresentar necessidades de melhoria em seu programa apresentou resultados positivos tanto para a empresa como para seusfuncionários.

Palavras-chave: motivação, remuneração, PLR

LISTA DE FIGURAS

|Figura 1 - |Pirâmide de Maslow...................................................................................... |15 |
|Figura 2 - |Perfil dos entrevistados................................................................................. |32 |

LISTA DE QUADROS

|Quadro 1 - |Prós...
tracking img