TCC PLANO DE NEGOCIOS

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto















Padronização para Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – norma nº 11/2009 - adaptada ao Pós ADM
INTRODUÇÃO

A Resolução nº 1, de 8 de junho de 2007 menciona em seu artigo 5º que “os cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização, têm duração mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas, nestas não computado o tempo de estudoindividual ou em grupo, sem assistência docente, e o reservado, obrigatoriamente, para elaboração individual de monografia ou trabalho de conclusão de curso.”

Este documento atualiza e substitui as determinações da Norma nº 05/2003 do FGV Management estabelecendo os padrões para a apresentação individual dos Trabalhos de Conclusão de Curso, em conformidade com as alterações na legislação educacional dopaís e com as Normas da ABNT, sem prejuízo das regras acadêmicas dispostas no Regulamento dos Cursos de Pós Graduação Lato Sensu FGV Management.


ESTRUTURA DO TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) deverá ser constituído de 3 (três) partes:

a) Preliminar ou pré-textual:

1. Folha de rosto (obrigatório) - (Anexo A.)
2. Folha de aprovação (obrigatório) - (Anexo B)
3.Dedicatória(s) (opcional)
4. Agradecimento(s) (opcional)
5. Resumo (obrigatório)
O resumo deve ser constituído de frases sequenciais concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, não ultrapassando 500 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave e/ou descritores.

6. Sumário (obrigatório)
Enumeração das principaisdivisões, seções e outras partes do trabalho, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede, com indicação das páginas.


b) Corpo do trabalho

O corpo do trabalho divide-se em capítulos, cada um com seções e subseções, que variam de acordo com a natureza do trabalho realizado. Incluem-se aí a Introdução (Parte inicial do texto, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, objetivosda pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho), o Desenvolvimento (Parte principal do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema e do método) e a Conclusão (Parte final do texto, na qual se apresentam conclusões correspondentes aos objetivos ou hipóteses) do TCC, todosobrigatórios.

c) Índices Pós-Textuais

1. Referências (obrigatório) – a serem elaboradas conforme a ABNT NBR 6023 / 2002.

A referência bibliográfica consiste num conjunto de indicações precisas e minuciosas que permitem a identificação e recuperação de publicações citadas ou referidas no trabalho, no todo ou em parte. O documento “Diretrizes para Citações e Referências”, apensado a estaNorma, traz os padrões a serem obedecidos na apresentação das citações e referências bibliográficas, garantindo o respeito aos direitos autorais de textos usados para elaboração do trabalho.

2. Apêndice(s) (opcional) – Texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho. Identificados por letras maiúsculas consecutivas,travessão e respectivos títulos. Ex.: APÊNDICE X – Avaliação do desenvolvimento econômico das empresas pesquisadas, no período de 1995 a 2005.

3. Anexo(s) (opcional) – Texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração. Identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e respectivos títulos. Ex.: ANEXO Y – Representação gráfica dos investimentosfinanceiros feitos pelo setor hoteleiro da Região Sul em 2008, (publicada no Jornal Fonte da Informação Hoteleira, Curitiba/PR, de 24.02.2009).



FORMATOS DE APRESENTAÇÃO

a) Papel e Margens

Os TCCs deverão ser programados para impressão com tinta preta em papel branco, (cores podem ser usadas para ilustrações).
Tamanho do papel: A4 (21,0 cm X 29,7 cm).
Margens: Superior e...