Tcc pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE UBERABA
MONICA GONCALVES MENDES DE ANDRADE














TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO:
A LUDICIDADE APLICADA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL











BARRA DE SÃO FRANCISCO
2012
MONICA GONCALVES MENDES DE ANDRADE









TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO:
A LUDICIDADE APLICADA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTILTrabalho apresentado a Universidade de Uberaba, como requisito parcial de conclusão do curso de pedagogia.









BARRA DE SÃO FRANCISCO
2012

























DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho a Deus, primeiramente, a meu marido e aos meusfilhos e a minha família, e a todos, que me apoiaram nesta longa caminhada, todos que me incentivaram, me ajudando nos momentos difíceis, momentos estes que eu às vezes achava que nem conseguiria.


































AGRADECIMENTOS


Agradeço antes de todos a Deus, que me deu força,sabedoria e inteligência para vencer todos os obstáculos que surgiam diante de mim, depois a minha família meus pais, meu marido, meus filhos que sempre entenderam quando não pude estar presente, em momentos importantes nas nossas vidas e me deram apoio em tudo, e a todos que acreditaram que seria possível a realização do meu sonho. Agradeço a todos que me ajudaram direto ou indiretamente naminha caminhada.


RESUMO

O artigo tratará sobre a ludicidade aplicada na prática pedagógica da educação infantil no Centro Municipal de Educação Infantil “João Paulo II” tendo como objetivo entender a prática lúdica como instrumento essencial no processo educativo na Educação Infantil. O artigo busca explicar sobre a definição de ludicidade que compreende brincar, ato que para a criança possuium grande significado. Além disso, identificam os procedimentos usados na ludicidade como instrumentos importantes para que a educação venha ocorrer de maneira simples e eficiente. Para a construção desse artigo serão feitas buscas por meio de livros e internet, cuja pesquisa bibliográfica muito contribuirá para a clarificação do tema abordado, tornando compreensível a questão sobre a ludicidadeaplicada na prática pedagógica na educação infantil. Para complementar esse estudo será realizada, também, uma pesquisa de campo junto ao CEMEI “João Paulo II” através de observação das práticas pedagógicas dos professores da educação infantil e entrevistas com esses professores e com pais dos alunos dessa etapa da educação para que se possa verificar o nível de aceitação da prática lúdica naatuação pedagógica.


Palavras-Chave: Processo Educativo: Lúdico; Brincar.













INTRODUÇÃO

O Processo Educativo tem como função a formação de pessoas críticas e criativas que tenham condições de criar, inventar e construir o conhecimento, não sendo induzido por outras pessoas que já tenham feito isso. Assim, entende-se que é importante ter alunos que tenham oportunidade, desdea tenra idade, de aprender, a descobrir, construindo uma atitude de iniciativa e não de expectativa.

Portanto, a educação infantil deve ser tratada como uma etapa fundamental na formação do indivíduo, e para isso é preciso que se adote uma prática pedagógica adequada por meio da ludicidade para as crianças dessa etapa.

O artigo pretende demonstrar se há relevância na utilização do lúdico naeducação infantil usado no CEMEI “João Paulo II”, tendo como objetivo principal compreender a importância do uso da ludicidade na prática pedagógica dos professores da educação infantil, visando uma melhor aprendizagem por parte das crianças dessa etapa, fazendo com as crianças se torne mais interessadas em aprender.

Para a elaboração desse artigo serão realizadas buscas através de livros...
tracking img