Tcc pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9939 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE FACULDADE CENECISTA DE CAPIVARI

PEDAGOGIA

BRINCADEIRAS E JOGOS NA EDUÇÃO INFANTIL

Tatiane Aparecida Matavelli

Capivari-SP 2010

CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE FACULDADE CENECISTA DE CAPIVARI

PEDAGOGIA

BRINCADEIRAS E JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Monografia apresentada ao Curso de Pedagogia da FACECAP/CNEC Capivari, paraObtenção do título de Pedagogo, sob a Orientação da Professora Ms. Andréa Baggio Amaral.

Tatiane Aparecida Matavelli

Capivari-SP 2010

A QUEM DEDICO
Dedico esse trabalho a todos os professores que atuam ou irão atuar na educação infantil sabendo da grande responsabilidade que é trabalhar com a educação de crianças tão pequenas. Principalmente àqueles que trabalham com o uso debrincadeiras e jogos, pois sabem o quanto é importante para a criança brincar e as grandes contribuições que esses instrumentos trazem para o seu desenvolvimento físico e psicológico. Aos futuros professores que um dia irão lecionar e saber e sentir o que é ser professor.

AGRADECIMENTOS
Em primeiro lugar agradeço a Deus por ter me guiado e me tranquilizado nos momentos de muita angústia enquanto redigiaeste trabalho e por ter me dado sabedoria para concluí-lo. Agradeço ao meu pai, Celso Matavelli, a minha mãe, Ana Aparecida Codo Matavelli, e ao meu irmão, Tiago Matavelli, por sempre me apoiarem nos momentos em que necessitei e a todos de minha família por terem compreendido minhas faltas em algumas ocasiões em que não pude comparecer por estar estudando. Aos meus amigos por ficarem durantehoras me ouvindo falar dos meus anseios e preocupações com relação a este trabalho, um assunto que talvez nem os interessasse tanto. Agradeço o meu professor do curso de inglês, Diego Costa, por ter compreendido inúmeras vezes que apareci nas aulas sem fazer o dever de casa por ter passado o final de semana redigindo este trabalho. Agradeço aos meus colegas de classe por terem me encorajado inúmerasvezes, mesmo sabendo que eles também necessitavam de encorajamento. Em especial a Luciana Tavares da Conceição, Juliana Gonçalves e Mariana Gonçalves por me auxiliarem e por terem se tornado minhas amigas dentro e fora da faculdade. E, por fim, agradeço a todos os professores do curso de Pedagogia que contribuíram, e muito, para o meu processo de aprendizado e, em especial, a minha orientadoraProfa. Ms. Andréa Baggio Amaral que sem a sua ajuda este trabalho não seria concluído. E também a minha avaliadora, Profa. Ms. Lídia Inês Pagotto Piovesani, por suas contribuições e apontamentos com as quais este trabalho tornou-se ainda melhor.

Meus sinceros agradecimentos a todos.

“Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se triste é ver meninos sem escola, mais triste ainda évê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.” (Carlos Drummond de Andrade)

MATAVELLI, Tatiane Aparecida. Brincadeiras e Jogos na EducaçãoInfantil. Monografia de Conclusão do Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação Cenecista de Capivari – CNEC. 29 p., 2010.

RESUMO
A importância da compreensão da infância, juntamente coma criação de brinquedos voltados aos processos de ensino-aprendizado das crianças, fez-nos refletir sobre o processo de desenvolvimento e aprendizado dos alunos. Sendo assim, o tema abordado neste trabalho foi brincadeiras e jogos na Educação Infantil, uma vez que tais instrumentos são de grande valia no desenvolvimento das crianças. A criança ao brincar está relacionando-se com outros indivíduose, assim, reforçando suas relações sociais e desenvolvendo suas habilidades físicas, linguísticas e intelectuais. É por meio das brincadeiras e jogos que as crianças exploram o mundo, podendo criar regras, desempenhar outro papel na sociedade e deixar de ser criança por alguns momentos. Procuramos compreender quais são os processos de desenvolvimento e aquisição do aprendizado pelas crianças e...
tracking img