Tcc os fatores que geram necessidades no individuo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1054 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO BERNARDO


ÂNGELA APARACIDA RODRIGUES GONÇALVES
HENDRIX CAÍRES DOURADO MATIAS

OS FATORES GERADORES QUE CAUSAM NECESSIDADES NO INDIVIDUO, ANTES DO ATO DE CONSUMIR.





SÃO BERNARDO DO CAMPO
2014







SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 04
2 JUSTIFICATIVA 04
3 OBJETIVO GERAL 05
3.1 OBJETIVOS ESPECIFICOS 05
4 METODOLOGIA 06
5REFERENCIAS.................................................................................................. 09

















1 INTRODUÇÃO.

O consumo tem aumentado nos últimos tempos. Conforme dados observados no site do SERASA EXPERIAN , revelam que pessoas na fase adulta estão consumindo cada vez mais e, não estão dando conta, de sanar essas dividas, acabando inadimplentes. Dados do SERASAEXPERIAN, apontam que em 2014, a taxa de endividamento vem aumentando gradativamente, com pessoas na fase adulta entre 21 e 59 anos de idade. Esses indivíduos estão consumindo muito no setor de equipamentos eletroeletrônicos e roupas em gerais. Segundo Bauman (2008) o consumo é uma característica e uma ocupação dos seres humanos e o consumismo é um atributo da sociedade. Para que uma sociedade adquiraeste atributo, tem que haver a capacidade de querer, desejar e almejar de forma que esses fatores sejam reciclados continuamente para que se mantenha o consumo em movimento.

2 JUSTIFICATIVA.

Segundo Santana, em um artigo postado pelo site Infoescola, sobre o consumismo, o desejo de consumo vem acontecendo, porque o individuo se deixa influenciar excessivamente pelos meios de comunicação demassa, tendências culturais e o marketing, o que é comum em um sistema com indivíduos materialistas, no qual o efeito de consumir dá sensação de satisfação no individuo. Desejo este que se dá antes do ato de consumir, em um mundo girado por interesses capitalista, podemos pensar que isso seja um comportamento normal, até observarmos as consequências desse desejo de consumir. Santana ainda afirma,que não é à toa que o universo contemporâneo no qual habitamos é conhecido como “sociedade de consumo”.





“A necessidade que o consumista tem em consumir, que compra suas mercadorias e os serviços de que não necessita para sua existência, está relacionado a motivação de necessidades que esses indivíduos mesmo não entendem, ações muitas vezes movidas por distúrbios emocionais epsicológicos, ou por motivações socioeconômicas, como uma espécie de compensação pela frieza do convívio social, pela carência financeira, por uma autoestima deteriorada, e por tantas outras razões. O resultado dessa atitude impulsiva é geralmente o endividamento crescente, então o indivíduo assume uma sobrecarga de trabalho, na tentativa de eliminar as dívidas, consequentemente é submetido a um regime deexploração no trabalho, novamente se vê emocionalmente frágil e se torna propenso de novo ao consumismo feroz. Como se percebe, cria-se um círculo vicioso, do qual somente com muito esforço e um eficaz tratamento terapêutico o sujeito pode se libertar”.
(Ana Lucia Santana).

O que move osindivíduos a reorganizar suas necessidades, em torno do ato do consumo de bens materiais desenfreadamente, assumindo prejuízos financeiros e psicológicos

3 OBJETIVO GERAL.
Procuramos analisar o fator gerador das necessidades no individuo, atuante antes do ato de consumir, evidenciando suas causas demonstrando os aspectos culturais, afetivos e meios que manipulam esse individuo ajudando a aceleraresse processo.

3.1 OBJETIVOS ESPECIFICOS.
Essa pesquisa tem como objetivo especifico, evidenciar a influencia nas necessidades do individuo que atua no contexto de consumir excessivamente sendo manipulado pelo marketing, mídia, meios de comunicação e tendências tecnológicas atuais.

5 METODOLOGIA.
Esta pesquisa se baseará em conteúdos bibliográficos, com ênfase em autores que abordam...
tracking img