Tcc neuropedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3516 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
Autorizada pela Portaria Ministerial nº 2.078, de 13/06/2005, publicada no DOU de 14/06/2005.
Pós-graduação LATO SENSU de acordo com a Resolução CNE/CES/MEC N. 1, de 8 de junho de 2007

RELATÓRIO ACADÊMICO (TCC)- MINICURSO

NOME: Lucirene Gomes
NÚMERO DE IDENTIDADE: ÓRGÃO EXPEDIDOR: SSP GO
MINICURSO: 1- NEURODIDÁTICA

LOCAL/DATA:Goiânia, 20 de dezembro de 2011.

1 - PONTOS PRINCIPAIS DA(S) DISCIPLINA(S), SEGUNDO O QUE VOCÊ ENTENDEU:
Os principais pontos estão relacionados á alguns conhecimentos vistos em módulos anteriores referentes ao sistema nervoso, ou seja, a abordagem da Neurodidática, que se apresenta como uma nova teoria, que diferente das outras, não se prende às discussões filosóficas, mas à praticidade dofuncionamento cerebral e suas relações com o processo de aprendizagem, e que propõe a superação de dificuldades por meio do estudo da plasticidade cerebral e da aprendizagem significativa.

2 - RELAÇÃO DO CONTEÚDO COM O SEU DIA A DIA NA SALA DE AULA:
Todo o conteúdo visto pode e deve ser aplicado em sala de aula, através do conhecimento que devemos ter acerca da Neurodidática.
Aprendermosenquanto educadores, a trabalhar com o sistema nervoso central e periférico, responsável pela aprendizagem e ordenação dos sentidos, além de conhecer a realidade de nossos alunos, para que a partir dela, direcionarmos e definirmos nossa ação pedagógica. A neurodidática ajuda professores e pedagogos ao estudar como o cérebro se reorganiza no processo de apreensão de informações.
A significação dosconceitos trabalhados em sala de aula é fundamental para a aprendizagem, sem ela o sistema nervoso central não encontra estímulo para captar as informações que lhe são apresentadas. A prática pedagógica deve se pautar na afetividade, na introdução de conceitos por meio de estímulos do sistema nervoso periférico, que está relacionado aos sentidos, para que em seguida, o sistema nervoso central sejainstigado a exercer sua função de acomodação, equilíbrio e adaptação dos conceitos propostos pelo educador aos alunos e o fracasso educacional seja superado. Por esse motivo, a tarefa mais importante dos professores – e também dos pais - consiste em descobrir o que a criança domina melhor, o que desperta sua curiosidade e lhe dá alegria.

3 – QUAIS OS PRINCIPAIS AUTORES TRABALHADOS E ARESPECTIVA CONTRIBUIÇÃO DELES PARA AS DISCUSSÕES EM SALA:
A promoção de estratégias pedagógicas realizadas com o objetivo de atuarem no sistema nervoso deveria requerer o conhecimento de como funciona este cérebro, objeto de estudo da neurobiologia. A educação, portanto, teria que ter como uma das áreas fundamentais para o seu desenvolvimento, tais conhecimentos, afinal o cérebro é o órgão principal daaprendizagem. (GUERRA, 2007).
O cérebro responde, devido a herança primitiva, às gravuras, imagens e símbolos. Propiciar ocasiões para alunos expressarem conhecimento através das artes visuais, música e dramatizações.
Com base nesses princípios, podemos afirmar que conhecer as bases neurobiológicas do processo de aprendizagem torna-se crucial para o ato pedagógico, surgindo a necessidade deaprofundamento sobre esse novo saber disciplinar ainda tão desconhecido pela maioria dos professores. (BARTOSZECK, 2009).

4 – ANÁLISE FINAL DA SUA EXPERIÊNCIA COM A(S) DISCIPLINA(S):
A neurodidática oferece um grande potencial para nortear a pesquisa educacional e futura aplicação em sala de aula, se constituindo hoje, como uma grande aliada do professor, diante deste cenário tão diverso com aqual iremos nos deparar.
Ela nos traz um novo conceito, o conceito do sujeito cerebral. Precisamos compreender que existe uma biologia, uma anatomia, uma fisiologia naquele cérebro que aprende, que é único na sua singularidade dentro da diversidade de alunos em sala.
Conhecer as características individuais dos alunos , contidas nos princípios humanos que reconhecem sua diversidade, a fim de...
tracking img