Tcc micro epequenas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, PESQUISA E EXTENSÃO
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA – GESTÃO EM NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

O PAPEL DO BANCO DO BRASIL NA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS:
Um estudo sobre os mecanismos públicos de crédito a exportação

ALUNO: Lygia Cunha de Oliveira
PROFESSOR ORIENTADOR: Diogo Cruz

Belo Horizonte
2012 / 2º semestre

RESUMONum mundo globalizado, uma das maneiras mais eficientes de atingir o desenvolvimento de um páis é participando ativamente do comércio internacional. O Governo brasileiro, ciente disso, desenvolveu vários projetos e leis para facilitar a entrada de empresas no ramo, simplificando condições e definindo parceiros. Destes, O Banco do brasil representa um dos principais agentes respondendo pela maiorparte das exportações brasileiras. Esta pesquisa pretende analisar o papel das linhas de crédito governamentais voltadas para inserção internacional de Pequenas e Médias empresas (PME’s) bem como o papel do Banco do Brasil nesta tarefa.

ABSTRACT

In a globalized world, one of the most efficient ways of achieving the development of a country is to participating actively in international trade.The Brazilian government, aware of this, has developed several projects and laws to facilitate the entry of firms in the business, by simplifying conditions and defining partners. One of those partners, Banco do Brasil is one of the major players accounting for most of Brazilian exports. This research aims to examine the role of government directed credit lines for international insertion of Smalland Medium Enterprises as well as the role of the Banco do Brasil in this task.

1. INTRODUÇÃO

A expansão internacional das empresas nacionais é de extrema importância para o desenvolvimento do Brasil, uma vez que conquistam espaço na economia mundial, como também, auxiliam nos resultados do balanço de pagamentos do país. Vale ainda ressaltar que, o crescimentosignificativo do envolvimento do país no comércio exterior merece destaque nas pesquisas e estudos, pois, sendo uma área recentemente explorada pelas empresas brasileiras, os estudos a respeito são pouco explanados principalmente no que diz respeito à internacionalização de micro e pequenas empresas quem enfrentam tantos desafios.
O sistema de crédito ou de financiamentos aparece como um setor vital para a política de promoçãoàs exportações de qualquer país. No Brasil, um conjunto de iniciativas adotadas ao longo dos anos 90 reformulou o sistema público de financiamento e seguro à exportação. Pode-se dizer que atualmente existe um quadro caracterizado pela oferta de um amplo leque de mecanismos de apoio financeiro às exportações com condições de suprir a demanda dos exportadores.
É neste cenário de expansãointernacional que o Banco do Brasil – BB se posiciona com um completo portfólio de produtos, serviços e programas promovendo a internacionalização das empresas brasileiras e contribuindo para a desconcentração da base exportadora. Com atendimento amplo e diversificado, o Banco oferece consultoria e treinamento especializados, principalmente a micro e pequenas empresas que desejam atuar ou incrementar seusnegócios com o exterior. O Banco pretende ser o maior incentivador do comercio internacional de pequenas e médias empresas e por isso cabe verificar em que medida está cumprindo este papel.
Este artigo pretende portanto analisar as linhas de crédito que o governo oferece como incentivo a exportação de Pequenas e Médias Empresas- PME’s e ainda destacar o papel do Brasil como agente fomentador dainternacionalização de empresas.

2. INTERNACIONALIZAÇÃO

Até meados da década de 90 poucos economistas se preocupavam com o que ocorria dentro das empresas. Os aspectos macroeconômicos eram os que realmente importavam até então, principalmente aqueles relacionados ao comércio internacional. Segundo Dal-Soto os estudos sobre internacionalização tiveram inicio em meados do século XX com a...
tracking img