Tcc mecanico industrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2973 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






O CORAÇÃO E O SISTEMA CIRCULATÓRIO




O coração é um músculo que bombeia o sangue cheio de oxigênio para todas as partes do corpo. Em adultos saudáveis, o coração tem aproximadamente o tamanho de um punho fechado e bombeia aproximadamente 7.200 litros de sangue por dia através do sistema circulatório.


O sangue flui para fora do coração através da aorta, que é a maiorartéria do corpo humano. Todas as principais artérias ramificam-se a partir da aorta e transportam sangue para todas as partes do corpo. Os vasos sangüíneos chamados de “veias” devolvem o sangue ao coração. Após capturar o oxigênio nos pulmões, o sangue é bombeado para fora voltando ao corpo novamente. O movimento do sangue através do coração, pulmões e corpo é conhecido como “circulação”. Àmedida em que o coração bombeia, ele produz um pulso. A contagem do pulso nos diz quantas vezes o coração bombeia ou bate por minuto.

Como qualquer outro músculo, o coração precisa de oxigênio para viver e funcionar. As artérias coronárias ramificam-se a partir da aorta, muito perto do coração e transportam o sangue rico em oxigênio para a superfície do coração e para dentro do próprio músculocardíaco. São três as principais artérias coronárias: a Artéria Coronária Direita (ACD), a Descendente Anterior Esquerda (DAE) e a Circunflexa (CX). Essas importantes artérias ramificam-se em artérias menores que suprem de sangue cada parte do músculo cardíaco.

Doença das Artérias Coronárias


A doença das artérias coronárias é causada pelo acúmulo ou depósito de substâncias gordurosas comocolesterol, nos vasos sangüíneos. No ponto onde elas se acumulam, o revestimento interno engrossa, o vaso sangüíneo estreita-se e o fluxo sangüíneo fica mais lento. Estes acúmulos de gordura são, muitas vezes, chamados de placas ou lesões.

O Coração é um músculo. Para que funcione de forma eficaz, ele necessita de um suprimento constante de oxigênio e sangue rico em nutrientes. Duas artériasprincipais e uma rede de vasos que cobrem a superfície do coração transportam o suprimento de sangue. Caso estas artérias coronárias sejam parcialmente obstruídas por depósitos gordurosos, o coração não receberá suficiente sangue oxigenado. E quando o estresse físico ou psicológico cria uma necessidade de receber ainda mais oxigênio e nutrientes, o músculo do coração torna-se incapaz de responder a estademanda. Este é o ponto no qual você provavelmente sentirá a angina, ou dor no peito – e se a condição não for tratada, um infarto do miocárdio ou ataque cardíaco podem vir a seguir.

[pic]





Muitos fatores contribuem para a doença cardíaca e são chamados fatores de risco. Alguns destes fatores não podem ser modificados, como por exemplo ser do sexo masculino ou ter história familiarde doença cardíaca. Entretanto, outros fatores podem ser modificados e reduzir drasticamente o risco da doença cardíaca no indivíduo. No fumante o risco de ocorrência de doença cardíaca é duas vezes maior do que nos não fumantes. A pressão alta também é um risco importante e reduzi-la é essencial. Dieta adequada, perda de peso, exercícios regulares, restrição de ingesta de sódio e uso de medicaçãosão medidas que devem ser tomadas para que a pressão sangüínea alcance um nível saudável.





Outros fatores de risco que podem ser citados são:

← Dieta com altos teores de gordura/colesterol
← Diabete
← Falta de exercício físico
← Obesidade
← Estresse


Como diagnosticar Doença das Artérias Coronárias



Uma das formas mais comuns de teste de diagnóstico é oEletrocardiograma (ECG) feito em repouso e repetido novamente enquanto você estiver fazendo algum exercício, chamado de Teste de Esforço. Este exames são monitorados e suas alterações comparadas cuidadosamente. Em caso de quaisquer anomalias, é recomendado testes suplementares.

O Angiograma ou Cateterismo Cardíaco é um procedimento diagnóstico que se utiliza de um catéter (tubo pequeno e oco) que...
tracking img