Tcc mba em desenvolvimento regional sustentável

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 49 (12207 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

FEIRA DO PRODUTOR DE SANTA BÁRBARA, NO PARÁ:
Uma avaliação do Plano de DRS implementado no local.

ÉRIKA BATISTA PEREIRA
HELENA MARIA DA SILVA CIOFFI
INAELMA LUIZA DE CASTRO NEGRÃO
VALMIR DA SILVA PANTOJA

BELÉM – PA
2008
ÉRIKA BATISTA PEREIRA
HELENA MARIA DA SILVA CIOFFI
INAELMA LUIZA DE CASTRO NEGRÃO
VALMIR DA SILVA PANTOJA

FEIRA DOPRODUTOR DE SANTA BÁRBARA, NO PARÁ:
Uma avaliação do Plano de DRS implementado no local.

Trabalho Aplicativo de Conclusão de Curso apresentado ao Consórcio UFBA-UFLA-UFMT-UnB-INEPAD e ao Banco do Brasil como requisito para obtenção do título de especialista em Gestão e Negócios do Desenvolvimento Regional Sustentável.Eixo Temático: Dimensões da Sustentabilidade em DRS.

Tema: Planejamento, administração estratégica e gestão.

Orientador: Prof. Dr. Fernando Tadeu de Miranda Borges.

BELÉM - PA
2008

A todos aqueles que não somente acreditam, mas que se empenham pelo Desenvolvimento Sustentável como algofactível.
AGRADECIMENTOS

A Deus.

Aos nossos familiares, que nos apoiando e compreendendo nos momentos difíceis, nos proporcionaram a alegria de vencer este desafio.

Ao Professor Dr. Fernando Tadeu de Miranda Borges, pela valiosa orientação e ensinamentos, nas aulas presenciais e neste trabalho, cujo dom da palavra nos encantou e nos envolveu em sua sabedoria.

Ao Professor Msc. HenriqueHeidtmann Neto, pela orientação na Residência Social e pela indicação bibliográfica, que enriqueceram este trabalho.

Ao senhor João Bosco Figueiredo Cei, Secretário Municipal de Agricultura de Santa Bárbara do Pará e equipe, pela acolhida, colaboração e disponibilidade, que viabilizaram a realização da Residência Social e o acesso aos produtores rurais na pesquisa de campo.

Ao ConselhoGestor da Feira do Produtor de Santa Bárbara do Pará, produtores e feirantes, pela receptividade e pelas informações prestadas durante as entrevistas e reuniões.

Ao amigo Eduardo Antônio Romeiro de Aguiar (“mestre Edu”), que não mediu esforços para nos acompanhar nos deslocamentos durante as vivências da Residência Social.

Aos colegas do Banco do Brasil, em especial ao José Raimundo Carvalhodos Santos, gerente da Agência Benevides, que foi o elo entre a nossa equipe e os parceiros do Plano de DRS da Feira do Produtor, em Santa Bárbara do Pará.

À Gerência de DRS da Superintendência de Varejo e Governo do Pará, pela indicação do Plano objeto do estudo.

E, a todas as pessoas que contribuíram, direta ou indiretamente, para que este trabalho fosse concretizado.O homem, que deixou de ser escravo da Natureza, tampouco é o senhor que nela impera, deveria ser
o seu vigilante guardião.

Benedito Nunes.
RESUMO
O tema da sustentabilidade tem estado presente em todas as esferas de poder e em praticamente todas as sociedades, sejam elas consideradas desenvolvidas ou em vias de desenvolvimento. Paralelamente, tornou-secorrente a discussão acerca da possibilidade de se promover o desenvolvimento sustentável, em lugar de simples crescimento econômico, na medida em que este último não considera os fatores social, ambiental e cultural. Diante disso, o Banco do Brasil concebeu a estratégia negocial de Desenvolvimento Regional Sustentável, como meio de se buscar a conciliação entre as dimensões econômica, social,ambiental e cultural. O presente trabalho tem a finalidade de discorrer acerca da iniciativa implementada pelo Banco do Brasil no município de Santa Bárbara do Pará, mais especificamente no empreendimento conhecido como Feira do Produtor, obra do Governo do Estado, com o propósito de torná-la chamariz de novos negócios e carro-chefe do desenvolvimento do comércio local, tendo em vista a localização...
tracking img