Tcc Mariusha Primeiras Observa Es

3176 palavras 13 páginas
MARIUSHA DIAS BEZERRA PINHEIRO

DIÁLOGO ENTRE CANTIGAS DE AMIGO TROVADORESCAS COM LETRA AUTORAL FEMININA E MÚSICA CONTEMPORÂNEA
“UMA ANÁLISE SOBRE A FEMINILIDADE DOS TEXTOS”

Ananindeua
2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO
2 O CONTEXTO HISTÓRICO-SOCIAL DA CANTIGA DE AMIGO NA IDADE MEDIEVAL
3 A FEMINILIDADE NA CONSTRUÇÃO DA CANTIGA DE AMIGO NA POESIA TROVADORESCA
4 CANTIGAS DE AMIGO EM CANÇÕES DA CONTEMPORANEIDADE
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS

1 INTRODUÇÃO

Tendo em vista as grandes características literárias pertencentes ao momento histórico-social da poesia lírico-amorosa do século XIII, a Cantiga de Amigo, objeto de estudo dessa pesquisa, constitui-se, pois, como um dos retratos fiéis dos estilos poéticos e literários da Literatura Portuguesa.
Desse modo, compõe o corpus de nosso estudo, a caracterização da Cantiga de Amigo enquanto poesia medieval e suas influências para com as canções surgidas posteriormente à sua origem, ou seja, na contemporaneidade. Nessa perspectiva, é feita uma abordagem teórica acerca de conceitos como: contexto social, eu - lírico feminino e contemporaneidade.
No primeiro tópico, apontamos como a poesia lírico-amorosa estava inserida no contexto medieval, ou mais especificamente, no Trovadorismo.
Em um segundo momento, analisamos os mecanismos constituintes da cantiga de amigo enquanto “representação da voz feminina”.
No terceiro e último tópico, refletimos e evidenciamos quais influências foram deixadas pelo homem medieval na cantiga de amigo para composições posteriores e quais traços são encontrados em canções como, por exemplo, da Música Popular Brasileira (MPB).
Para tanto, nos utilizamos de análises literárias de Moisés (1997), Saraiva e Lopes (1966) sobre o Trovadorismo como ambiente propício para o surgimento da poesia lírico-amorosa do século XIII. Buscamos também a análise histórica feita por Coltrim (2005) que ressalta o contexto social da Idade Média como sendo reflexo do

Relacionados