Tcc ludico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1075 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
LÚDICO
Aluna : Elaine Faust
Profª tutora: Tânia cordova
O SIGNIFICADO DE LÚDICO:
O lúdico tem sua origem na palavra latina ludus, que quer dizer “jogos”. Caso ficasse restrito ao seu significado puro e simples. Ao olhar só a palavra lúdico refere-se só ao jogar e brincar no movimento livre. Mas de acordo com Almeida (2006). O lúdico passou a ser reconhecidocomo uma das formas utilizadas para o estudo do comportamento humano.
Porem, a definição deixou de ser um simples sinônimo de jogo. E levado, ampliado aos espaços educacionais. Ficou rico no aprendizado e não visto com o simples brincar espontâneo.
Para vygotsky (1984:32)
“O que define o brincar é a situação imaginaria criada pela criança. Alem disso devemos levar em contaque brincar preenche necessidades que mudam de acordo com a idade”.
Através do lúdico as crianças vivem em um mundo imaginário, fantástico, onde os torna alegres confusos com o mundo real. Independente de classe social, estado ou cultura. Entende-se que nessa visão a criança não aprende, nem se desenvolve por partes, mas com um todo. Seu corpo, seu sentimentos, sua inteligência,seus medos, inseguranças, desejos e fantasia, tudo articulado com o lúdico e sua aprendizagem histórica trazida de casa.
Brinquedos, jogos e brincadeiras fazem parte da vida de todos nós geralmente o adulto julga que a criança brinca somente quando é deixada em situações de liberdade para manipular objetos, a se movimentar, fazer o que bem entender, seguido sua vontade e decisões,entretanto, tudo indica que ela continua o mesmo espírito lúdico, quando se relaciona com as pessoas, participa da vida familiar ou em companhia de outras crianças.
RESGATANDO A IMPORTACIA DO LÚDICO
“A medida que o brinquedo se desenvolve, observamos um movimento em direção à realização consciente de seu propósito(...) nos jogos (...) pode-se ganhar ou perder(...) o propósito justifica o jogo ejustifica a atividades.” (Vygotsky)
Ninguém sabe quem inventou, nem de onde vieram os jogos que são passados de geração em geração, de “boca em boca”, percorrendo o tempo, ganhando os espaços, incorporando novas características e constituindo a identidade cultural dos povos.
As tradições populares brasileiras têm origem antiga e expressam as influencias dos povos formadores denossa cultura. Ouvidas, contadas e cantada. Essas tradições fazem parte do nosso cotidiano, trazendo em si valor cultural, pelo fato de serem manifestações do povo, pelo valor histórico, tradição, educacional e pela contribuição ao desenvolvimento infantil. Brincando as crianças trabalham com a linguagem, o som, o ritmo e o movimento.
Qualquer criança gosta de explorar, pesquisar, descobrire conhecer o mundo que o cerca. È brincando que ela vai assimilando as bases tradicionais, os conhecimentos e os valores de sua cultura.
Pensar sobre o papel do jogo na infância é antes de tudo considerá-lo uma forma de atividade sócio-cultural, de acordo com os grupos e o período histórico, pois brincar é uma atividade universal, encontrada nos diversos grupos humanos, em deferentesperíodos históricos e estágios de desenvolvimento.
As várias modalidades lúdicas não existem em todas as épocas e também não permanecem imutáveis através dos tempos. Como toda atividade humana, o brincar se constitui na interação de varias fatores que marcam determinado momento histórico, sendo transformado pela própria ação dos indivíduos e suas produções, cultural e tecnológica. Osjogos e brincadeiras são assim transformados continuamente.
Precisamos reforçar perante a sociedade que um dos recursos empregados pela criança para conhecer o mundo que o rodeia é a brincadeira. Muitas vezes, os temas escolhidos nas brincadeiras são aqueles que a criança necessita aprofundar.
Brincando, a criança constrói significado, adjetivando a assimilação dos papeis...
tracking img