Tcc livro de piano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SANDRA GOMES PEREIRA










PERSPECTIVAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DO PIANO PARA CRIANÇAS NÃO ALFABETIZADAS




Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao término da Licenciatura em Música da UNINCOR – Universidade Vale do Rio Verde – Campus Três Corações – Minas Gerais como requisito para conclusão de curso.


Linha de Pesquisa: Educação MusicalOrientador: Profa. Mestre Daniela Vilela Moraes.




AGRADECIMENTOS



Agradeço a Deus, que me permitiu a abertura desse mundo mágico que é o da Música o qual faço parte desde meus primeiros anos de vida.
Aos meus pais, Manoel e Nice, que sempre foram os modelos e incentivadores em tudo que faço, que me deram a oportunidade do estudo e queme ensinaram, que tudo na vida a gente consegue com dedicação, perseverança e muito amor.
Ao Carlos, meu marido, que esteve presente comigo em todos os momentos, uma presença física e que muitas vezes, mesmo sem entender do assunto partilhou de minhas indagações e questionamentos.
Aos meus filhos Gabriel e Caio, que suportaram minha ausência nos momentos em que estive absorta em minhas leiturase estudos e principalmente em serem o estímulo para os meus estudos cada vez mais aprofundados na busca por mais saber!
Ao Conservatório João Evangelista, onde adquiri minha experiência e me serviu de motivação para a confecção desse trabalho.
Á Profª Ms. Daniela Vilela Moraes pela dedicação, paciência e gentileza que desde o começo demonstrou por mim e por todos da minha turma. A Daniela foium marco na minha vida de professora e me fez ter uma nova visão do verdadeiro Ensino de Música. Muito, muito obrigada.
Agradeço a todas as dificuldades que enfrentei... não fosse por elas, eu não teria saído do lugar... as facilidades nos impedem de caminhar...






TRÊS CORAÇÕES
Escola de Música da Universidade Vale do Rio Verde
2011

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ÁREA: EDUCAÇÃOMUSICAL

PERSPECTIVAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DO PIANO PARA CRIANÇAS NÃO ALFABETIZADAS

INTRODUÇÃO

DESENVOLVIMENTO MUSICAL E EDUCAÇÃO MUSICAL
Este trabalho tem como objeto de estudo o desenvolvimento musical das crianças de quatro anos de idade, que ainda não estão alfabetizadas, e o piano será o instrumento usado para isso.
A abordagem empregada para a confecção dessetrabalho abre amplo espaço para a criatividade, a espontaneidade, a composição, o intuitivo e a expressão.
Esse Livro é um protótipo. Nele é apresentado uma atividade de cada aspecto que consideramos ser importante para que uma criança de quatro anos vivencie ao Piano aspectos musicais para o seu desenvolvimento.
Acreditamos que, a canção é parte importante nesse trabalho,pois a canção é o centro do trabalho de Educação Musical que engloba, ao mesmo tempo, o ritmo, a melodia e introduz de modo inconsciente seu conteúdo harmônico. Para Rousseau e Pestalozzi, seja com objetivos musicais ou sociais, o foco do ensino de música é sempre a canção, ou seja, o material utilizado é sempre musical. Devemos dar atenção especial à qualidade dos movimentos corporais e à afinaçãopara que o objetivo mais importante seja alcançado: o trinômio escutar, reconhecer e reproduzir.
Com os exercícios propostos, o aluno será estimulado a experimentar o Teclado livremente, utilizando os sons que conhece, além de ser estimulado a compor pequenas peças. Nesse momento, ele poderá experiênciar alguns parâmetros do som como; graves, agudos, movimentos ascendente edescendente, fortes e suaves, curtos e longos sem a grafia convencional. O ideal é um material que possibilite combinar os parâmetros gerando Música.
O Material didático auxilia na concretização do conhecimento que queremos transmitir ao aluno. Nessa visão, destacamos que:,
a seleção dos recursos ou instrumentos que auxiliam o professor no seu trabalho deve concorrer para concentrar a atenção e...
tracking img