Tcc lindooo

1567 palavras 7 páginas
Pesquisa e ação trilhando caminhos para aproximação entre família e escola.
A pesquisa será feita através da pesquisa-ação, a mesma será baseada conforme Stringer (1996) essa pesquisa é formada por três etapas que contém três ações: o primeiro passo é observar, para reunir informações e através disso construir um cenário, pensar, para explicar, analisar, interpretar os fatos e agir, avaliando e implementando as ações que foram desenvolvidas. O ambiente escolhido para ser analisado será à escola E.E.Antônio Viana de Souza, a pesquisa será realizada com os alunos do 6 ̊ ano A do Ensino Fundamental II no período da tarde, essa turma é formada por 34 alunos e respectiva famílias. Seguimos as etapas, descrita por Stringer (1996), primeiro passo foi realizar uma coleta de dados através da aplicação de um questionário que foi elaborado para ser respondido pelos pais dos alunos, as perguntas feitas foram elaboradas juntamente com a participação de toda equipe escolar, esse mesmo questionário contém três questões dirigidas sobre o envolvimento escolar e afetivo dos pais com os filhos.
Realizamos algumas analises em fotos, relatórios, atas de reuniões de pais da unidade escolar, além disso, conversamos com os responsáveis que compareceram na unidade escolar que foram convocados pela coordenação a comparecerem na escola muitos por motivos de indisciplina de seus filhos ou baixo rendimento escolar.
A segunda ação foi tabular as informações colhidas através do questionário aplicado, com a tabulação concluída foram possíveis chegar nas principais necessidades desses pais, e ao mesmo tempo obtivemos indicadores para realizar um projeto de intervenção, sempre com o objetivo de tentar sanar as reais necessidades dos pais, dos filhos e da escola.
Com os dados em mãos, marcamos uma nova reunião com a equipe escolar e foi possível configurar e dar andamento no projeto de intervenção que será realizado na terceira ação da pesquisa-ação. O mês que escolhemos para da inicio ao

Relacionados