Tcc lider

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
3
Liderança
Andrea Regina H. Cunha Levek Nancy Malschitzky

Introdução
As organizações têm sido inundadas por uma onda de mudanças inimagináveis. Empresas antes invencíveis, com modelos inquestionáveis de excelência, atravessam graves dificuldades e, em muitos casos, repentinas mudanças na cúpula. Ao mesmo tempo, setores inteiros de mercado vêem-se apanhados em fusões frenéticas, enquantooutras empresas separam-se. No setor público não é diferente: instituições outrora veneradas tiveram sua própria existência questionada, e governos de todo o mundo reviram, reinventaram, enxugaram e privatizaram suas operações e serviços. Nos últimos anos, poucas organizações evitaram alguns dos principais programas de mudanças, tais como qualidade total, reprojeto de processos, foco no cliente,reengenharia, rightsizing ou a redução de níveis hierárquicos. Embora esses conceitos e ferramentas poderosas tenham dado origem a histórias de sucesso, em boa parte dos casos o retorno não correspondeu aos investimentos. E o que é ainda mais desapontador, mesmo quando alguns ganhos tangíveis foram obtidos, percebe-se que a capacidade de muitas organizações em lidar com as mudanças aceleradas não foifortalecida. Assim, pode-se ver centenas de empresas se tornarem vítimas desses programas. Esses esforços de mudança não alcançaram sucesso talvez pelo fato de alguns líderes terem dificuldade de livrar-se do “velho traje organizacional” e realmente vestir um novo. Para manter o processo de mudanças nas organizações é preciso, também, uma mudança no modelo mental de seus dirigentes e gestores. Anecessidade de os gerentes desenvolverem novas habilidades e atitudes com relação ao acompanhamento e à orientação de sua equipe de trabalho é fundamental para a condução das pessoas, que hoje espera uma nova postura de seus “chefes”, já que os requisitos exigidos para o desempenho das atividades nas empresas modernas também mudaram.
COLEÇÃO
EMPRESARIAL

GESTÃO

33

O gerente, como alguémque dá ordens, está sendo substituído pelo líder professor, facilitador e mentor. O que dá ordens tem todas as respostas e diz a todos o que e como fazer; o facilitador sabe como obter respostas de quem melhor as conhece – as pessoas que estão desenvolvendo o seu trabalho. Ainda que haja a necessidade de transformação constante do estilo de liderança, depara-se freqüentemente, em muitas empresas,com gerentes que se limitam a dar ordens e não acompanham o desempenho de sua equipe, atuando com um discurso de modernidade camuflado, muitas vezes diferente de sua ação.
O gerente, como alguém que dá ordens, está sendo substituído pelo líder professor, facilitador e mentor

Há casos interessantes de depoimentos de pessoas que trabalham em empresas cujos líderes se dizem preocupados com oenvolvimento de todos mas confessam não participarem de nenhum processo de mudança, não ter informações necessárias para o andamento do seu trabalho, e afirmam que o feedback só acontece quando é negativo. Empresas que se deixam levar por modismos implantando modelos de gestão sem critérios, sem conhecimento ou sem noção da realidade são, na maioria das vezes, aquelas que possuem sistemas gerenciaisfalidos, pois não sustentam a qualificação de seus líderes para conduzir uma equipe de trabalho coesa e com objetivos definidos. Será que ainda se ouvem frases como estas em algumas organizações? • Não temos autoridade para tomar esta decisão. • Não posso passar por cima do regulamento. • Desculpe, mas essas são as regras. • Infelizmente o gerente não está, e não posso resolver o seu caso. •Nadamos, nadamos e morremos na praia. • Esses funcionários são um bando de incompetentes. • Manda quem pode, obedece quem tem juízo. • Chefe é chefe! • Por que sempre ficam perguntando o que achamos, se nunca fazem o que dizemos? • Lá vem de novo mais um diagnóstico! • Para que serve este formulário? - “Sei lá, nunca me disseram”. Se comentários como esses continuam ocorrendo nos corredores de...
tracking img