Tcc leasing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4718 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
Nosso trabalho aborda o tema leasing, modo de aplicação e as diferenças de leasing financeiro e operacional.
O leasing ou arrendamento mercantil é um contrato feito entre o arrendador (banco ou empresa) e arrendatário (cliente), e é feito quando a pessoa jurídica arrenda a uma pessoa jurídica ou física.
No contrato deve estar o prazo de vigência do contrato; o valor e a data devencimento de cada prestação; a possibilidade, à escolha do arrendatário, deste, ao final do período de vigência, optar pela compra ou devolução do bem ao arrendante, ou mesmo a renovação do contrato de leasing; e o valor do preço do bem ou o critério para sua fixação, em caso do arrendatário exercer sua opção de compra.
Existem três tipos de leasing o leasing financeiro, leasing operacional e oleasing back.
Em nosso trabalho vamos falar sobre o leasing operacional, leasing financeiro e o VRG e o que fazer para resgata-lo.

2 JUSTIFICATIVA

Diante de muitas dúvidas que ainda surgem quando o assunto é o leasing, resolvemos esclarecer.
Por ser um assunto que muitas pessoas já ouviram falar ou até mesmo já utilizaram, porém ainda não sabem as verdadeiras vantagens e desvantagens docontrato, principalmente duvidas sobre o VRG.

3 OBJETIVO GERAL

Resolvemos abordar o tema leasing, pois pessoas físicas e jurídicas utilizam deste contrato na hora de escolher um tipo de financiamento.
Muitos não conhecem seus direitos e deveres em relação ao arrendamento do bem em questão.

4 OBJETIVO ESPECÍFICO
Explicar o que é o leasing.
Identificar as vantagens e desvantagens doleasing.
Conhecer as diferenças entre o leasing operacional e financeiro.
Saber como é cobrado o VRG.

5 PROBLEMÁTICA

O VRG é usado por todos contratantes e ainda assim não conhecem o real valor e como utiliza-lo corretamente, nem tão pouco sabem que ao final podem resgata-lo dependendo da situação.

7 DESENVOLVIMENTO

FINANCIAMENTOS

Financiamento nada mais é do que uma dívida contraídaatravés de uma operação financeira, com um período pré-estabelecido para quitação dos valores financiados.
Uma vez contraída a dívida, o credor automaticamente assumi o recurso que foi emprestado e também os valores dos juros e taxas incluídos no valor total do empréstimo.
Existe diferença entre adquirir um empréstimo ou um financiamento, no caso do financiamento a operação está vinculada a comprade por exemplo uma casa, um veículo, entre outras coisas. Já no empréstimo, a pessoa pede um dinheiro onde poderá fazer qualquer coisa com esse dinheiro, não é necessário especificar.
A instituição financeira que lhe financia a compra de algo cobrará juros sobre a quantia emprestada, os juros cobrados refere-se a um percentual cobrado para recompensar a instituição pelo empréstimo do dinheiro.
Apartir do momento em que a pessoa financia algo no banco, automaticamente cria-se uma dívida onde normalmente tem data para terminar. Quando pega-se dinheiro emprestado, é necessário assinar um contrato onde fica estabelecido as regras como por exemplo, o valor da dívida, valores de juros e correções que poderão serem pagas ao longo do prazo.
Os empréstimos através de financiamento em geral sãooferecidos no intuito de facilitar ao consumidor comum a aquisição de bens e serviços.
Um dos diversos exemplos de financiamentos é o leasing.

LEASING

Leasing é também denominado na legislação brasileira como arrendamento mercantil. As partes desse contrato são denominadas arrendador (dono do bem), e arrendatário (o cliente), onde ocorre uma operação em que o proprietário de um bem móvel /imóvel cede para terceiro o uso do mesmo por um prazo determinado, recebendo posteriormente em troca uma contra prestação.
Esse tipo de operação se assemelha a um financiamento em que é utilizado o bem como garantia e que pode ser amortizado num determinado número de prestações, mas o contrato deverá ser lido com muita atenção, pois trata-se de uma operação com características próprias.
O...
tracking img