Tcc lúdico na educaçao infantil desenvolvimento e aprendisagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Este artigo tem como finalidade principal retratar a importância das atividades lúdicas na Educação Infantil. A partir disso, mostraremos a importância do “Lúdico” e como ele, os jogos, brinquedos e brincadeiras podem ser importantes para o desenvolvimento e para a aprendizagem das crianças.
Estudiosas pesquisas têm comprovado a importância das atividades lúdicas, no desenvolvimentodas potencialidades humanas das crianças, proporcionando condições adequadas ao seu desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo e social. Atividade lúdica é toda animação que tem como intenção causar prazer e entretenimento a quem pratica. São lúdicas as atividades que propiciam a experiência completa do momento, associando o ato, o pensamento e o sentimento. A criança se expressa, assimilaconhecimentos e constrói a sua realidade quando está praticando alguma atividade lúdica. Ela também espelha a sua experiência, modificando a realidade de acordo com seus gostos e interesses. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória e a imaginação. Para as crianças exercerem sua capacidade de criar é imprescindívelque haja riqueza e diversidade nas experiências que lhes são oferecidas.

PALAVRAS-CHAVE: Lúdico, Educação Infantil, Desenvolvimento e Aprendizagem.

INTRODUÇÃO

Este artigo tem como principal objetivo apresentar reflexões sobre a importância do brincar, conhecendo a historia das brincadeiras infantis e seu valor na socialização infantil. Para isso precisamos considerar obrincar como um processo que envolve uma variedade de comportamentos e oportunidades que se fazem presentes no universo infantil.
O lúdico tem sua origem na palavra latina “ludus” que quer dizer “jogos” e “brincar”, isto oportuniza a aprendizagem do individuo. A introdução do lúdico na vida escolar do educando é uma maneira muito eficaz de repassar pelo universo infantilpara imprimir-lhe o universo adulto, nossos conhecimentos e principalmente a forma de interagirmos.
Contribuindo para a discussão sobre o tema, Vygotsky (1998, p.130) afirma que: [...] a criação de uma situação imaginária não é algo fortuito na vida da criança, pelo contrario, é a primeira manifestação da emancipação da criança em relação as restrições situacional. Neste sentido, énecessário atentar para a seriedade do brincar, buscando prazer sem culpas, medos e ansiedades respeitando as ações espontâneas das crianças, sua maneira de ser e de pensar, para poder, também colaborar significativamente na construção das identidades desta.
A ludicidade é assunto que tem conquistado espaço no panorama nacional, principalmente na educação infantil, por ser obrinquedo a essência da infância, seu uso e permitir um trabalho pedagógico que possibilita a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento.
Este artigo irá mostrar quanto o “lúdico” pode ser um instrumento indispensável na aprendizagem, no desenvolvimento e na vida das crianças, tornar evidente que os professores e futuros professores devem e precisam tomarconsciência disso, saber se os professores atuantes tem conhecimento de alguns conceitos, como o “lúdico” e a “brinquedoteca” e muitas outras questões sobre a relação do brincar com aprendizagem e o desenvolvimento da criança.
A proposta primaria deste artigo buscou estudar a importância do lúdico para a educação infantil, considerando o lúdico como uma atividade livre, espontânea sem fimdelimitado. Os objetivos específicos foram: compreender a importância do corpo como instrumento essencial na brincadeira; e a importância dos jogos e das brincadeiras para o desenvolvimento infantil.
O interesse pelo tema surgiu por observar sua importância dentro da pedagogia e pela relevância para diversas disciplinas. O lúdico promove o rendimento escolar alem do conhecimento,...
tracking img