TCC INFORMATICA

953 palavras 4 páginas
ETESP - Curso Técnico de Informática – Disciplina DTCC

Manual do Usuário
Manual - Definição
Manual é um livro ou um folheto que ensina a operar um equipamento, um objeto, um software ou uma ferramenta. Geralmente, sempre que compramos um produto de difícil utilização, este vem com um manual.
Também é o conjunto sistemático de normas que indicam as atividades a serem cumpridas pelos indivíduos que mantém relações de trabalho, com a empresa, e a forma pela qual elas deverão ser realizadas manualmente, ou seja, com as mãos.
Fonte: site pt.wikipedia.org

Usuário - Definição
Os usuários ou utilizadores são pessoas ou organizações que se utilizam de algum tipo de serviço, podem ser classificados de acordo a área de interesse.
Os usuários em sistemas de informação são agentes externos ao sistema que usufruem da tecnologia para realizar determinado trabalho. Podem ser desde os usuários comuns do sistema até administradores, programadores ou analistas de sistemas.
Num sentido mais abrangente, o usuário é qualquer pessoa ou organização para quem o produto ou serviço é concebido e que explora, pelo menos, uma das suas funções, em qualquer momento do seu ciclo de vida.
Fonte: site pt.wikipedia.org
Documentação: O software deve possuir documentação, tanto funcional (que pode ser o Manual de
Usuário), quanto técnica. Uma lista de mensagens de erros ou de retornos de funções e procedimentos com as suas respectivas descrições ajudam bastante a resolução e identificação da causa raiz das falhas reportadas.
O grande problema é gerar uma documentação que oriente corretamente o usuário em situações de dúvida, como por exemplo: Qual ação realizar? Em que tela está determinada funcionalidade? Em que ponto do sistema ele se encontra atualmente?
Alguns recursos podem ajudar bastante o usuário, evitando uma requisição ao suporte:
Manual de usuário;
Helps on- line, como a "Ajuda" do MS Office;
Manual de instalação (e de configuração) - que pode estar junto ou

Relacionados