TCC informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto



ETEC. DR. DEMETRIO DE AZEVEDO JUNIOR- EXTENSÃO OTÁVIO FERRARI.















MARKETING GLOBAL E AS TENDENCIAS DE MARKETING DO FUTURO





























ITAPEVA – SÃO PAULO – BRASIL




ETEC. DR. DEMETRIO DE AZEVEDO JUNIOR- EXTENSÃO OTÁVIO FERRARI.











MARKETING GLOBAL E AS TENDENCIAS DE MARKETING DO FUTUROALUNOS:
Osni Cordeiro
Wilson Rezende
Jéssica Vieira
Vanessa Maria
ORIENTADOR: DENISE M. M. LOPES POGLITSCH







NOVEMBRO / 2013
ITAPEVA - SP
Sumário



















1. Introdução

Concorrência global

Nos Estados Unidos, uma das categorias de produtos em que a concorrênciaglobal tem sido fácil de controlar são as vendas de automóveis. A concorrência crescente nos mercados globais é um desafio para as empresas, em todas as fases de envolvimento nos mercados internacionais. À medida que os mercados se abrem e se tornam mais integrados, o ritmo das mudanças acelera, a tecnologia diminui a distância entre mercados e reduz as vantagens de escala das grandes empresas,surgem novos concorrentes, e instalam-se nas organizações pressões competitivas a todos os níveis. Além disso, está a aumentar a ameaça de concorrência de empresas em países como a Índia, a China, a Malásia, e o Brasil, à medida que os seus mercados internos se abrem ao comércio exterior, estimulando a consciência crescente das oportunidades do mercado internacional e a necessidade de competirinternacionalmente. As empresas que no passado se focaram nos mercados internos estão agora a entrar em mercados de outros países, originadonovas fontes de concorrência, muitas vezes orientadas para segmentos de mercado sensíveis ao preço. Não só a concorrência em todas as empesas aumenta, independentemente do seu grau de envolvimento no mercado global, como a base para a concorrência está a mudar. Aconcorrência continua a basear-se no mercado e em última análise procura trazer aos consumidores valor acrescentado. Contudo, o sucesso nos mercados globais depende da acumulação de conhecimento e da sua implementação.1 tiwana.

2. Marketing Global
Se os departamentos de exportação estão a ser bem sucedidos, mas os custos de realizar o negócio a partir das sedes, as diferenças horárias, asbarreiras linguísticas e a ignorância cultural, dificultam a competitividade das empresas no mercado estrangeiro, abrir escritórios nos países estrangeiros pode ser a solução. Por vezes as empresas compram firmas nos países estrangeiros para tirar partido das relações, lojas, fábricas e equipas de trabalho, já constituídas. Estes escritórios continuam a reportar às sedes, no mercado interno, mas amaioria das decisões de marketing mix são tomadas individualmente em cada país, onde o pessoal interno tem mais conhecimento sobre os mercados-alvo. O desenvolvimento local dos produtos baseia-se nas necessidades dos consumidores locais. Estes técnicos de marketing são considerados policêntricos, pois reconhecem que cada mercado/páis tem diferentes necessidades, as quais se denominam variáveis denegociação.

Evolução para o marketing global
O marketing global não é uma mudança revolucionária, é um processo evolutivo. O marketing interno não se aplica a todas as organizações, mas aplica-se à maior parte das empresas que começam por atuar apenas no mercado interno.





2.1 Vantagens e Desvantagens

2.1.1 Vantagens

Podemos apresentar o nosso produto através da publicidade,usufruindo das vantagens do mercado global:
Economias de escala na produção e distribuição
Custos de marketing reduzidos
Potência e alcance
Consistência na imagem de marca
Possibilidade de alavancar boas ideias de forma rápida e eficiente
Uniformização das práticas de marketing
Ajuda a estabelecer relações fora da “arena política”
Apoia e incentiva as indústrias subsidiárias a estarem preparadas...
tracking img