TCC INFLU NCIA DA M SICA

573 palavras 3 páginas
A Influência da Música na Sociedade

Formada por som, ritmo, melodia e harmonia a música exerce uma grande importância no cenário mundial, tem o poder de manipular as pessoas e mexer com os sentimentos e emoções do indivíduo. É a principal arte em todo o mundo desde as tribos indígenas até as grandes cidades, tem uma forte presença artística na cultura.
Sabe-se que desde a antiguidade a música era usada como ritual de celebração espiritual do povo. Entidade de maior importância na idade média a Igreja Católica em seus primeiros cultos fazia uso de "Cantos Gregorianos" músicas criadas antes do nascimento de cristo para expressar a fé de seus seguidores. Não só a Igreja Católica, mas todas as religiões usam a música como uma forma de expressão.
Objeto de estudo de diversos filósofos, a música para Pitágoras era uma sequência correta de sons, tocada musicalmente num instrumento, que podia mudar o comportamento e acelerar o processo da cura.
Darwin afirmava que a fala humana não antecedeu a música, mas derivou dela.
Para Aristóteles, “emoções de toda espécie são produzidas pela melodia e pelo ritmo. Através da música, por conseguinte, o homem costuma experimentar as emoções certas…”
Na obra de Oliver Sads (Musicofilia) um dos psicólogos mais importantes do mundo, conseguimos observar como a música age de maneira psicológica em nós seres humanos "Doentes com amnésia crônica conseguem lembrar memórias que estão relacionadas a músicas. Vários estudos mostram que em fábricas os operários trabalham mais depressa e melhor quando ouvem músicas que acompanhe o ritmo de trabalho". Não somos só nós humanos que sofremos influências sonoras, as plantas e animais também vivem melhor em ambientes com músicas.
Acredita-se que o poder do som encontra-se em sua frequência de hertz, pois possuem barulhos semelhantes ao que o corpo humano faz.
A música rompe fronteiras políticas, sociais e culturais podendo unir milhares de pessoas. O ato de escutar ou cantar uma canção causa

Relacionados