TCC - Graduação em Marketing - Uniseb COC

5202 palavras 21 páginas
MARKETING CUSTOMIZADO:
A UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE VENDAS
DIRETAS PELA INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS BRASILEIRA

Curso: (CST em Gestão em Marketing)
Pólo: (Lafaiete)
Orientador: (Profa. Esp. Patrícia Cristina de Lima)

RESUMO
Em todo o mundo as organizações buscam formas de implementar diferenciais de abordagem e retenção de clientes. Uma ferramenta de marketing utilizada é o sistema de vendas diretas., caracterizada como uma forma de marketing direto, por ser baseada no contato pessoal entre vendedores e compradores, podendo proporcionar ao consumidor um atendimento customizado.
No Brasil, vários relatos apontaram que um número considerável de empresas do setor de cosméticos tenha aderido à comercialização através das vendas diretas. Organizações que utilizaram este sistema de vendas reconheceram que a atuação de seus representantes foi de suma importância para o desempenho de vendas da empresa, sendo assim, mesmo com o fato de inexistir na maioria dos casos um vínculo empregatício formal, elas continuam investindo no treinamento de seus revendedores. O objetivo deste artigo é abordar de maneira panorâmica a adoção do sistema de comercialização via vendas diretas como meio de fidelização do cliente na indústria de cosméticos nacional.

Palavras-chave: Fidelização; Marketing Direto; Atendimento Customizado; Vendas Diretas; Indústria de Cosméticos Brasileira

INTRODUÇÃO
Departamentos de marketing das organizações têm diagnosticado através de pesquisas de mercado constantes alterações no perfil de seus consumidores. Para Bird (2000), as mudanças no comportamento dos consumidores são muitas e ocorreram principalmente nos últimos quarenta anos. Conforme o autor, no início da década de 60, era possível encontrar 90% do público norte-americano sintonizando seu aparelho televisor em uma das três grandes emissoras da época. Nos anos 90 esta porcentagem caiu para 60% e continuou abaixar.
Um levantamento realizado pela Fundação Instituto de Administração da

Relacionados

  • Guiadecursomarketing
    7696 palavras | 31 páginas
  • TCC GOODWILL E FUS O ORGANIZACIONAL
    11041 palavras | 45 páginas
  • FGV GCOM9 Ribeirao Preto Gran Valle Eduardo Shimokomaki
    10572 palavras | 43 páginas