INTRODUÇÃO

A expressão "globalização" tem sido utilizada mais recentemente num sentido marcadamente ideológico, no qual assiste-se no mundo inteiro a um processo de integração econômica sob aégide do neoliberalismo, caracterizada pelo predomínio dos interesses financeiros, pela desregulamentação dos mercados, pelas privatizações das empresas estatais, e pelo abandono do estado de bem-estarsocial.
Esta é uma das razões dos críticos acusarem-na, a globalização, de ser responsável pela intensificação da exclusão social (com o aumento do número de pobres e de desempregados) e de provocarcrises econômicas sucessivas, arruinando milhares de poupadores e de pequenos empreendimentos.

1. HISTÓRICO DA GLOBALIZAÇÃO
Antes de ter início à primeira fase da globalização, os Continentesencontravam-se separados por intransponíveis extensões acidentadas de terra e de águas, de oceanos e mares, que faziam com que a maioria dos povos e das culturas soubesse da existência uma das outras apenaspor meio de lendas, com a do Preste João, ou imprecisos e imaginários relatos de viajantes, como o de Marco Polo. Cada povo vivo isolado dos demais, cada cultura era auto-suficiente. Nascia, vivia emorria no mesmo lugar, sem tomar conhecimento da existência dos outros. Bem mais ao norte, na França setentrional, vamos encontrar outra área comercial significativa na região de Flandres, formadapelas cidades de Lille, Bruges e Antuérpia, vocacionadas para os negócios com o Mar do Norte. No Mar Báltico entrava-se a Liga de Hansa, uma cooperativa de mais de 200 cidades mercantes lideradas porLübeck e Hamburgo, que mantinham um eixo comercial que ia de Novgorod, na Rússia, até Londres na Inglaterra.
No sudeste europeu, por então, agoniza o comércio bizantino (que atuava no mar Egeu e no marNegro), pressionado pela expansão dos turcos que terminaram por ocupar a grande cidade em 1453, enquanto que a Rússia via-se limitada pelos Canatos Mongóis que ocupavam boa parte do leste do país.... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 03). Tcc globalização. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tcc-Globaliza%C3%A7%C3%A3o/7022.html

MLA

"Tcc globalização" TrabalhosFeitos.com. 03 2011. 2011. 03 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tcc-Globaliza%C3%A7%C3%A3o/7022.html>.

MLA 7

"Tcc globalização." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2011. Web. 03 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tcc-Globaliza%C3%A7%C3%A3o/7022.html>.

CHICAGO

"Tcc globalização." TrabalhosFeitos.com. 03, 2011. Acessado 03, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Tcc-Globaliza%C3%A7%C3%A3o/7022.html.