Tcc gestão escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 18 (4352 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR
ESCOLA DE GESTORES












REESTRUTURAÇÃO DO PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO: Uma construção possível









Miracema do Tocantins – TO
2010
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINSCURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR
ESCOLA DE GESTORES













REESTRUTURAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: Uma construção possível
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, que segundo a legislação brasileira e regulação específica da universidade, constitui-se em quesito parcial obrigatório àconclusão do Curso de Pós-Graduação Lato-sensu em Gestão Escolar, desenvolvido pela Universidade Federal do Tocantins, sob orientação da Professora Especialista Evânia D”arc Fonseca Aires Paranhos e Profª. Ma. Klívia de Cássia Silva Nunes.








Miracema do Tocantins - TO
2010
REESTRUTURAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: Uma construção possível

Elisangela Castro GomesIvanilde Barreira Nunes
Evania D’arc Fonseca Aires
Klívia de Cássia Silva Nunes

Resumo

O presente artigo evidência uma reflexão sobre a reestruturação do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal Vilmar Vasconcelos Feitosa, como um processo coletivo, envolvendo os diversos agentes que fazem parte da realidade escolar como: pais, alunos e comunidade escolar. A relevância do tema sedeu pelo fato da necessidade da reconstrução do PPP da escola por ser um instrumento norteador de sua prática pedagógica e o comprometimento de uma exigência legal, Este trabalho tem como embasamento teórico os autores Passos (2000) Vasconcelos (2000) que discutem sobre o PPP como documento norteador de uma Gestão Democrática procedimentos metodológicos foram realizados reuniões com osservidores, pais e alunos da escola utilizou de questionários como instrumento de coleta de dados e pesquisa de campo e bibliográfica. Conclui-se o processo de reestruturação do PPP se faz necessário pela implantação de uma proposta pedagógica condizente com a realidade da Unidade de Ensino.

Palavras Chave: Projeto Político Pedagógico. Reestruturação. Participação Coletiva.



1. INTRODUÇÃOA escola preocupa-se em atender ás necessidades especificas da comunidade na qual está inserida, planejando seu trabalho a médio e em longo prazo, com a finalidade de construir uma identidade própria e não se perder nas ações ao longo dos anos. Essa identidade tem um nome: Projeto Político Pedagógico. A construção desse projeto é coletiva. Por isso dele deve participar toda a comunidade escolare local.
Neste sentido as discussões acerca do PPP devem contemplar uma visão global do processo educacional como um todo, levando em consideração as ações previstas para a sua implantação. Para isso é necessário que primeiramente, estas discussões tenham o objetivo de convidar o educador a construir a sua autonomia individual, para depois envolver os reais condicionantes queenvolvem a prática pedagógica, pois pensar um projeto de educação implica pensar o tipo de qualidade de escola, a concepção de sociedade que se pretende construir.
Nesse contexto que se coloca a importância de considerar a expressiva contribuição que o Projeto Político Pedagógico oferece para a efetivação de uma gestão democrática. Nessa maneira deve permitir a comunidade escolar, pais e alunos,estabelecerem uma comunicação dialógica para propiciar a criação de estruturas metodológicas mais flexivas na busca de uma escola democrática de fato.
Outro aspecto de relevância é que a construção do PPP, o mais importante é o envolvimento coletivo de todos os segmentos, escola e comunidade. Em suma, diante dessa concepção o PPP, trata-se de um importante caminho para a construção de identidade da...
tracking img