TCC Gesele Rosa Da Penha Da Silva

1810 palavras 8 páginas
NOME: GESELE ROSA DA PENHA DA SILVA

TÍTULO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS

INTRODUÇÃO:

Este projeto de pesquisa tem por objetivo geral, mostrar que a Educação Ambiental é uma das ferramentas existentes para a sensibilização e capacitação da população em geral sobre os problemas ambientais.
Segundo Marcatto (2002) os problemas ambientais se manifestam em nível local. Em muitos casos, os residentes de um determinado local, ao mesmo tempo, causadores e vítimas dos problemas ambientais. São também essas pessoas que mais tem condições de diagnosticar a situação.
De acordo com Marcatto (2002) os grupos locais podem ser muito mais eficientes que o Estado na “fiscalização” do cumprimento de um determinado acordo e no controle do uso de bens públicos ou dos recursos naturais.

No capítulo 36 da Agenda 21, que é um plano de ação para o século XXI, visando a sustentabilidade da vida na Terra, a Educação Ambiental é definida como o processo que busca: desenvolver uma população que seja consciente e preocupada com o meio ambiente e com os problemas que lhes são associados.

Segundo Marcatto (2002) propõe-se que a Educação ambiental seja um processo de formação dinâmico, permanente e participativo, no qual as pessoas envolvidas passem a ser agentes transformadores, participando ativamente de busca de alternativas para redução de impactos ambientais. De acordo com Marcatto (2002) didaticamente, divide-se as demandas de Educação Ambiental em duas categorias básicas: Educação Formal que envolve em geral, desde a educação infantil até a fundamental, média e universitária e Informal toda a população em todos os segmentos.
De acordo com Dias (2003) a Educação Ambiental deverá ser capaz de catalisar o desencadeamento de ações que permitam preparar os indivíduos e a sociedade para o paradigma do desenvolvimento sustentável. De acordo com Guimarães (2003) esse é um dos problemas centrais em que a Educação Ambiental deve se debruçar: entender as estruturas

Relacionados