Tcc garoto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1681 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CHOCOLATES GAROTO S.A.

































Garoto – Primeiros tempos

A Chocolates Garoto foi fundada em 1929, pelo imigrante alemão Henrique Meyerfreund. Atraído pelas possibilidades do Brasil frente à Europa destruída após a Primeira Guerra, o jovem Henrique, então com apenas 20 anos, chegou ao Espírito Santo em 1921, e começou a trabalhar naregião de Pancas, como auxiliar de um agrimensor francês que conhecera no navio em que viajou.

Um ano depois, porém, contraiu malária e foi internado na Santa Casa de Misericórdia de Vitória. Durante o período em que esteve doente, foi ajudado por um outro alemão, Wilhen Meyer que, curioso pela semelhança entre os sobrenomes, sensibilizou-se com a situação do rapaz.

Ao sair do hospital,Henrique empregou-se na Torrefação Teutonia, de propriedade de Meyer em Caratoira. Durante algum tempo trabalhando na torrefação, percebeu que em todo o Espírito Santo só existia uma única fábrica de balas e doces e, em 1925, planejou abrir uma nova fábrica de balas. Comprou máquinas de segunda mão na Alemanha e, dois anos depois, já produzia as balas “Aymorés” em Jucutuquara.

Mas Henrique Meyerfreundteve grandes problemas técnicos, além da contestação do nome que havia adotado por uma já então tradicional fabricante de biscoitos. Por isso, decidiu interromper o negócio e viajou à Alemanha, em busca de capacitação técnica.

De volta em 1929, arrendou e adaptou um velho balcão na Prainha, em Vila Velha e reiniciou seu empreendimento, agora sob novas – e bem mais sólidas – bases. Em 16 deagosto daquele ano, a H. Meyerfreund & Cia. começou a produzir as primeiras balas de açúcar. As balas logo receberam o nome “Garoto”, uma referência aos meninos que vendiam os doces em tabuleiros nos pontos de bonde de Vila Velha. Nos anos seguintes, as apreciadas balas podiam também ser encontradas nas casas comerciais da cidade e do interior.





A Vez do Chocolate

Em 1934, Henriquerecebeu herança de seus pais e investiu tudo na compra de máquinas para fabricação de chocolates, também de segunda mão.

Dois anos mais tarde, conseguiu um financiamento para comprar as instalações de uma antiga fábrica de artefatos para construção, numa área de com cerca de 1.000m², no então distante e pouco povoado bairro da Glória. Com a nova infra-estrutura e os novos produtos à base dechocolate – pequenas barras, bombons de fruta e, principalmente, os chamados “bombons fantasia”, de formas variadas como violões, chupetas e ratinhos – a fábrica entrou numa fase de grande desenvolvimento, expandindo as vendas para todo o interior do Espírito Santo e parte dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.

Esse crescimento também foi impulsionado pela entrada na sociedade de GüntherZennig, que colaborou para capitalizar a empresa e investir no aumento da produção.





Crise e expansão

Entre 1929 até o início dos anos 40, a H. Meyerfreund & Cia. desenvolveu-se em ritmo acelerado. A Segunda Guerra (1939 – 1945), porém, trouxe as primeiras grandes dificuldades. Por seus proprietários serem de origem alemã, a fábrica sofreu ameaças de depredação, só evitadas graças àintervenção do 3° Batalhão de Caçadores. Henrique Meyerfreund foi detido juntamente com outros imigrantes alemães e italianos no presídio de Maruípe e a fábrica passou a ser administrada por interventores federais.

Ao final do conflito, no entanto, a empresa retomou seu ritmo de crescimento. Novas máquinas foram adquiridas na Inglaterra e os processos de produção passaram a ser continuamentemodernizados. Em 1948, os produtos Garoto já chegavam a vários estados brasileiros, especialmente da região nordeste, além de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em 1959, os bons resultados da empresa levaram Henrique Meyerfreund a tomar uma iniciativa inédita: 15% do lucro líquido de sua empresa passaram a ser distribuídos aos funcionários, à título de gratificação de final de ano – uma prática que,...
tracking img