TCC Final Rebecca revisado

6983 palavras 28 páginas
Psicodrama: Convite ao Encontro
Rebecca de Oliveira Silva Campos
Silvamir Alves
Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Este trabalho fundamenta-se no referencial teórico do Psicodrama. Este método foi desenvolvido por Jacob Levy Moreno, em Viena, a partir de 1921. De acordo com Bustos (1992), essa teoria psicoterápica é baseada no método fenomenológico-existencial. Tem como objetivo refletir e propor soluções às questões da vida cotidiana, considerando o fenômeno tal como se apresenta e percebendo a importância das relações e vivências de cada pessoa. É o método por excelência para o autoconhecimento, o resgate da espontaneidade e a recuperação de condições para o inter-relacionamento. É o caminho por meio do qual o indivíduo pode entrar em contato com conflitos, que até então permaneciam em estado inconsciente.
Nesse sentido, Moreno (2009) parte do princípio que o ser humano é um ser social, influencia e é influenciado todo o tempo. A saúde e a doença emocional nascem nas relações, ou seja, são desenvolvidas por meio dos relacionamentos que construímos primeiramente em nossa família de origem e secundariamente por meio das demais relações que vivenciamos durante a vida.
O psicodrama é um método psicoterapêutico que teve suas origens no teatro, do qual por meio da ação dramática, trabalha as relações interpessoais e subjetividades do indivíduo. A palavra drama vem do grego que significa ação, então Psicodrama pode ser definido como uma abordagem que vai além do verbal e explora a “verdade” do ser humano por meio da ação dramática (Moreno, 1992).
O Psicodrama é a sociedade humana em miniatura, o ambiente mais simples possível para um estudo metódico da sua estrutura psicológica. Por meio de técnicas como as do ego auxiliar, da improvisação espontânea, do duplo, do espelho, da inversão de papel, autoapresentação, do átomo social, do solilóquio, da interpolação de resistência, revelam-se novas dimensões da mente e, o que é mais importante, elas podem ser

Relacionados

  • PARTIDO ARQUITETONICO DE UM RESTAURANTE
    19353 palavras | 78 páginas
  • resumo
    69183 palavras | 277 páginas
  • Artigo 3 Pim V
    35986 palavras | 144 páginas
  • 19625 82860 1 PB
    94121 palavras | 377 páginas