TCC Final Alyne Ju E Pri Ultima Vers O MESMO V2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7158 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTROLES INTERNOS: IMPLANTAÇÃO EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Alyne Guimarães Melo RA 5656000*
Juliana Leite de Camargo RA 5681430**
Priscila Carniel Neves RA 4626250***
Jefferson Ricardo Wenzel Carvalho****


RESUMO

O sistema de controle interno é fundamental para as empresas reduzirem eventuais impactos negativos em seus registros, bem como proporcionar uma maior segurança nos relatórioscontábeis, financeiros e operacionais eficientes para o suporte nas rotinas desenvolvidas diariamente e para a correta tomada de decisões. Propõe mudanças nos processos, na estrutura e nas estratégias de negócios. Uma empresa que queira competir com vantagens no mercado atual deve aprimorar constantemente seu ambiente de controles internos.
Este artigo busca apresentar as possíveis melhorias nosprocessos executados rotineiramente nas organizações, sugerindo a implantação de um sistema de controle interno bem como sua importância, para facilitar, agilizar a rotina da organização e tornar confiáveis as informações para tomada de decisões também para as empresas de pequeno e médio porte.

Palavras-chave: Controle interno. Auditoria. Melhoria em processos. SOX.

INTRODUÇÃO

O enfoque que oassunto “Controles Internos” vem ganhando a cada ano que passa é, predominantemente, vinculado a atos fraudulentos. Escândalos, lobbies, propinas e manipulações contábeis são exemplos que têm sido apresentados como resultado da negligencia generalizada com os controles empresariais.
Ainda que essa visão possa ser verificada e comprovada, se escreve pouco sobre a importância dos controles em condiçõesde normalidade dos negócios. Este enfoque, presente na literatura acadêmica contábil do Brasil, também recebeu, positivamente, influencia do desenvolvimento contábil de práticas internacionais, dentre as quais as quais as práticas norte-americanas de controle introduzidas pelo mercado acionário.
Confrontadas as visões de controles internos, percebe-se a existência de duas visões, aparentemente,distintas: foco antifraude e foco de gestão.
Para fins deste artigo, o foco estará relacionado à gestão destes controles internos nas pequenas e medias empresas. O tema escolhido terá como principal foco o atual momento em que, nos estudantes acadêmicos do curso de ciências contábeis, buscamos um maior aprofundamento em um dos assuntos ministrados ao longo do semestre nas aulas de Controladoria quesão os controles internos e pretende-se também que este seja a fonte de estudo para os próximos estudantes, uma vez que o assunto ainda é pouco explorado no meio acadêmico brasileiro.
Metodologicamente, o artigo esta suportado por fontes bibliográficas obtidas através de pesquisas de busca em livros na biblioteca da própria instituição, no acervo pessoal, em materiais obtidos junto a professores epessoas que trabalham na área e pesquisas disponíveis em literatura técnica-acadêmica.
A proposta deste artigo é avaliar a suposição, através de suporte bibliográfico, de que a importância do controle interno para a gestão das empresas não se limita a evitar praticas fraudulentas. Mas também, buscar estimular a discussão sobre as conexões dos conceitos de controle interno. Dessa forma, procurasuperar a imagem de fraude que esconde e limita as melhores vantagens que os controles possam trazer ao empresário frente aos desafios inerentes a sua estratégia de negocio.
Procurou-se uma maior compreensão sobre a conceituação e implantação dos controles internos na gestão de pequenas e medias empresas que devem ser entendidos como um processo que pretende reter a maior quantidade de informaçõesnecessárias para aprofundamento do assunto em questão. As pesquisas realizadas para este artigo foram realizadas conforme cronograma de ações, levando em conta principalmente o critério de relevância, ou seja, foram abordados aqui os seguintes questionamentos: O que escrever? Por que escrever? E como utilizar as informações aqui contidas?
A forma como foi abordada a implantação dos controles...
tracking img