Tcc fgv

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Católica de Santos – UNISANTOS
Curso de ciências sociais e juridicas aplicadas
Disciplina: Administração de Marketing I




















Estudo de Caso Marleide Monteiro




















Santos - SP
2005
Integrantes: Fabiola Soares dos Santos































SumárioINTRODUÇÃO.................................................................................01
A EMPRESA....................................................................................02
ANÁLISE DE MARKETING.............................................................03
ANÁLISE DOS PROBLEMAS.........................................................06SOLUÇÕES.....................................................................................07

































INTRODUÇÃO

As micro e pequenas empresas correspondem a 99% das empresas, 67% das ocupações e 20% do PIB (dados coletados no site: www.sebrae.com.br). Apesar da magnitude apresentada, são as que tem maior nível de mortalidade. Um dos motivos é sua forma de atuação nomarketing, tendo como principal ferramenta às formas de comunicação, tais como: as propagandas na mídia, não utilizando estratégias efetivas.
O









































1. A EMPRESA

A empresa Marleide Monteiro fabrica e comercializa bolos, doces e salgados para toda a Baixada Santista. Possui dois pontos de venda de produtos, um delessituado à Rua Carlos Gomes 67, no bairro Campo Grande, em Santos, e outra loja situada no Litoral Plaza Shopping loja 84, na Praia Grande.
Além dos pontos de venda, possui uma fábrica localizada próxima à loja de Santos, onde são desenvolvidos e preparados todos os produtos.
A história da empresa, que leva o nome de sua fundadora, começou quando Marleide deu início à sua atividade profissional,vendendo doces de porta em porta. Com a conquista de clientes, começou a atender encomendas para festas, e há cinco anos fundou sua primeira loja.
Devido ao sucesso de seu empreendimento, tornou-se necessária à construção da fábrica, para expandir o atendimento nas cidades próximas a Santos. O segundo ponto de venda, instalado no shopping em Praia Grande, foi estabelecido para atender um maiornúmero de regiões.
Atualmente, a Marleide Monteiro possui cinqüenta e dois funcionários, sendo classificada, portanto, uma pequena empresa. Os funcionários são treinados pela própria empresária, que os ensina a fazer o acabamento dos produtos, atender e servir os clientes.
A meta estabelecida por Marleide à empresa é prezar pelo melhor atendimento e qualidade dos produtos.
Apesar de seruma empresa de pequeno porte, Marleide Monteiro, vêm investindo em tecnologia de segurança com um sistema de câmeras no interior das lojas e fábrica. Futuramente a empresaria planeja instalar tecnologias mais avançadas, como banco de dados com cadastros de fornecedores e produtos; e um sistema para o controle dos estoques.







Análise de Marketing

1. Público Alvo: seu público alvo é omercado empresarial, faz entregas para buffets, e o mercado consumidor, a qual tem lojas que vendem seus doces e salgados para o consumidor final.
2. O COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR: PESQUISA!!!
3. Tem Marketing de massa: busca atingir a todos os mercados da mesma maneira, com a mesma propaganda.
4. Tem bases de mercado (no mercado consumidor) geográficas, pois sua propaganda atingetoda a baixada santista.
5. Tem base de mercado (no mercado empresarial) geográfica também, pois busca atingir todo seu mercado da mesma maneira. Atendendo empresas de pequeno porte, com localização na baixada santista.
6. Atende um nicho concentrado, pois seus consumidores são apenas da baixada santista.
7. O padrão de consumo de seus clientes é conglomerado, pois há pessoas que preferem...
tracking img