TCC F8 Modelo Projeto De Pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2988 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA
Faculdade Anhanguera de Piracicaba
Engenharia de Produção
Bianca Gusman Matricardi,
Iara Quintino, Marcelo Peroni, Naelton R de Paula Jr
e Paula Andréia Oliveira
Melhoria no processo de fabricação visando redução de custos para empresa de pequeno porte.
Esp. Breno Guilherme de Arruda
Piracicaba
2015
LISTA DE TABELAS
Tabela 1 – Estilos do Word usados na Capa do Projetode Pesquisa 12
Tabela 2 – Estilos do Word usados nos Elementos Textuais do Projeto de Pesquisa 12
Tabela 2 – Continuação – Estilos do Word usados nos Elementos Textuais do Projeto de Pesquisa 13
Tabela 3 – Cronograma do Projeto de Pesquisa 18






































LISTA DE SIGLAS
ABNT Associação Brasileira de Normas e Técnicas
AESA Anhanguera Educacional S.A.
TCC Trabalho deConclusão de Curso
SUMÁRIO
LISTA DE TABELAS ii
LISTA DE SIGLAS iii
1. Introdução 5
1.1. Objetivos da Pesquisa 5
1.2. Justificativa 6
1.3. Viabilidade 6
2. Revisão Bibliografica 7
3. O Método da Pesquisa 9
3.1. Redação do projeto de pesquisa 9
3.2. Informações sobre o arquivo do modelo padrão 11
3.3. Como atualizar o Sumário 13
3.4. Como atualizar as Listas de Figuras e Tabelas 15
3.5. Lista deSiglas 15
4. Cronograma 17
Referências 19




1. Introdução
A introdução deve permitir ao leitor ter uma idéia geral sobre o cenário em que a pesquisa se insere. Uma estratégia interessante é redigir, nos primeiros parágrafos, os temas mais gerais para então, aos poucos, chegar ao tema principal.
1.1. Objetivos da Pesquisa
Na introdução deve ficar claro o problema a ser investigado, os objetivos dapesquisa e sua justificativa, a qual indicará a importância e a relevância em desenvolvê-la. Por isso, num projeto de pesquisa é importante especificar qual é o objetivo geral e quais são os objetivos específicos a serem alcançados no decorrer do trabalho.
Objetivo Geral
Para os objetivos gerais deve-se usar verbos abrangentes como: analisar, investigar, estudar. E, deve-se ter cuidado ao usarverbos como: demonstrar, provar, comprovar, pois são ações muito fortes e que só devem ser indicadas se houver certeza de conseguir alcançar tais ações.
Objetivos Específicos
Deve-se observar que os objetivos específicos são aquelas ações menores que possibilitarão alcançar os objetivos gerais da pesquisa, logo os verbos mais adequados são os que têm caráter operacional: medir, verificar,identificar, entre outros.
1.2. Justificativa
Neste item é apresentada a importância da pesquisa, portanto, deve-se informar porque é relevante desenvolvê-la, qual a contribuição que trará. Mas, é importante observar se essa importância já foi mencionada na contextualização, para evitar repetições desnecessárias. Wazlawick (2008) enfatiza que “deve-se justificar a escolha de uma hipótese em vez de tentarjustificar apenas a importância do tema da pesquisa”.
1.3. Viabilidade
A viabilidade do desenvolvimento da pesquisa deve ser informada tanto em termos materiais, humanos e financeiros quanto na possibilidade de realização da pesquisa propriamente dita. Isto é, deve-se deixar claro que a programação delineada para o projeto permitirá atingir os objetivos estabelecidos.
Caso sejam verificadassituações que possam impedir a realização da pesquisa, devem-se colocar quais as alternativas possíveis para continuar seu desenvolvimento e porque ela continuará relevante.

2. Revisão Bibliográfica
No capítulo dedicado à revisão bibliográfica, faz-se uma discussão geral sobre os trabalhos relevantes que foram consultados e estudados para o desenvolvimento da pesquisa. Esses trabalhos podem serencontrados em livros, periódicos e sites, sendo que a consulta deve abranger as publicações dos últimos 2 anos. Para o caso de autores e obras clássicas, esta exigência não se aplica.
Este modelo padrão para a elaboração do projeto de pesquisa que apresenta o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como principal finalidade auxiliar os alunos, dos cursos das unidades da Anhanguera Educacional...
tracking img