tcc ergonomia na area admistrativa

369 palavras 2 páginas
INTRODUÇÃO
Atualmente, em um país como o nosso, infelizmente, as questões relacionadas com a adequação econômica dos ambientes de trabalho ainda estão longe de ser realidade. Apenas algumas empresas e instituições estão preocupadas em oferecer, aos seus colaboradores, condições ideais, não estando, a grande maioria, preocupada em investir na melhoria da qualidade de vida, mas, apenas, com o que os trabalhadores poderão produzir. ARTIGO DE REVISÃO
A IMPORTÂNCIA DA GINÁSTICA LABORAL NA PREVENÇÃO DE
DOENÇAS OCUPACIONAIS
Prefeitura Municipal de Sorriso - MT - Brasil. Faculdade Centro Mato-Grossense Sorriso - MT - Brasil.
Revista de Educação Física 2007;139:40-49
Recebido em 13.06.2007. Aceito em 17.10.2007.

autorJoão Ricardo Gabriel de Oliveira

Metodologia empregada
De acordo com Zilli (2002), para iniciarmos um programa de Ginástica Laboral, deve-se percorrer as seguintes etapas: pré-projeto; pré-implantação e implantação; consolidação; comprometimento; sustentação, contatos e negociação; e avaliação. Procuramos nesse caso seguir este eixo sistemático e confirmar assim a necessidade principalmente das etapas iniciais de projeto, análise do caso e implantação, sem deixar de lado, logicamente a importância da avaliação (inicial, parcial e geral).
É muito comum encontrar condutas de aplicação da ginástica laboral em linhas de produção, escritórios, atendimento ao cliente enfim, em todos os setores de trabalho.
Porém, raras são as publicações referentes a este tipo de atividade aplicadas à construção civil, principalmente de maneira tão específica como é o caso em tela.

Ginástica laboral: contribuições para a saúde e qualidade de vida de trabalhadores da indústria de construção e montagem - Case TECHINT S.A.
Revista Digital - Buenos Aires - Año 10 - N° 77 - Octubre de 2004

autor Irivaldo de Souza
Rubens Venditti Júnior
http://www.efdeportes.com/efd77/laboral.htm

Relacionados