Tcc enfermagem

Educação para auto cuidado

Auto Cuidado é cuidar-se de si mesmo, buscar quais são as necessidades do corpo e da mente, melhorar o estilo de vida, evitar hábitos nocivos, desenvolver umaalimentação sadia, conhecer e controlar os fatores de risco que levam às doenças, adotar medidas de prevenção de doenças. Todas essas ações visam à melhoria da qualidade de vida.
Representam bem os maus hábitos,o sedentarismo (falta de atividade física), o tabagismo, o alcoolismo, a obesidade, pois todos aumentam a toxicidade do organismo, já que deterioram as artérias, impedindo a boa oxigenação dascélulas do organismo.
Prevenção:
Prevenir é o ato pelo qual se procura evitar que algo aconteça.
É missão essencial dos serviços de saúde evitar ou prevenir o aparecimento de doenças.
Níveis dePrevenção:
-         Prevenção Primária: compreende a proteção e a promoção da saúde. Caracteriza-se por medidas de saúde que barram o aparecimento das doenças. Exemplos: a vacinação impede o aparecimentode algumas doenças infecciosas como o sarampo, a rubéola, a poliomielite, etc.; a fluoração das águas previne o aparecimento das cáries.
-         Prevenção Secundária: compreende o diagnósticoprecoce das doenças, ou seja, a doença é descoberta o mais cedo possível, o que permite seu tratamento imediato, diminuindo as complicações e a mortalidade. Neste caso, a doença já está presente, porém,geralmente, de forma assintomática (a pessoa ainda não sente nada). Exemplos: mamografia e exame preventivo de câncer do colo do útero (Papanicolau).
-         Prevenção Terciária: aqui a doença jácausou o dano, compreendendo, então, a reabilitação.
Exemplos:
No entanto, nem todas as doenças podem ser prevenidas primariamente...
Isso vai depender das características da doença, do tratamentoexistente e dos testes para identificá-la.
Estes parâmetros vêm sendo determinados por estudos científicos sérios e que vêm apontando como deve ser a atuação do médico frente às diferentes...
tracking img