TCC Eneias Revisado

2176 palavras 9 páginas
Universidade Federal de Santa Catarina
Departamento de Informática e Estatística
Bacharelado em Sistemas de Informação

Enéias Silva

A INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA PORTADORA DE PARALISIA CEREBRAL.

Proposta completa para o trabalho de conclusão do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Santa Catarina

Edla Maria Faust Ramos (orientadora)
Lisiane Capanema Silva Bonatelli (co-orientadora)

Florianópolis, Julho de 2004

“Acredito que o deficiente seja vítma do destino, mas não posso admitir que seja vítma da indiferença”.
John Fitzgerald Kennedy

1. Definição do problema

Os computadores têm se tornado cada vez mais acessíveis a todas as classes sociais. A questão dos computadores para todos deve ser reequacionada, pois as interfaces que atualmente conhecemos estão longe de corresponder às necessidades de todos os cidadãos. O teclado, o mouse e a própria tela são alguns dos pecados ergonômicos que teremos que ultrapassar.
Sendo assim, temos a preocupação e a intenção de romper essas barreiras, trazendo a adaptação e a melhoria desses recursos tecnológicos que poderão ser utilizados pelas pessoas portadoras de necessidades especiais.
O fato de essas pessoas possuírem algumas limitações físicas, não pode fazer com que elas deixem de habitar esse mundo virtual que o computador proporciona.
Um grande número de pessoas com necessidades especiais encontra, nas tecnologias da informação, importantes alternativas e oportunidades para a aprendizagem, para o acesso à informação, ao lazer e ao exercício de uma atividade ou vocação. A acessibilidade a estas tecnologias é, pois, um fator decisivo para sua qualidade de vida.
Em primeiro lugar, é importante interiorizar que as limitações de interação com um programa informático estão do lado interface, composta pelo hardware e software, e não do lado das capacidades das pessoas com deficiência.
Para

Relacionados

  • Acompanhamento e controle de custos e planejamento em projetos de construção civil: proposta de metodologia para o processo
    9743 palavras | 39 páginas
  • ALIAN AS ESTRAT GICAS ENTRE INSTITUI ES DE ENSINO
    29718 palavras | 119 páginas