Tcc dificuldades de aprendizagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 49 (12126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A criança é um ser histórico social capaz de aprender, desenvolver e construir conhecimento, desde que tenham oportunidades.
Jean Piaget considera como fator determinante do desenvolvimento da criança o fator biológico e a troca entre o organismo e o meio. Define o desenvolvimento em estágios, que se ordena em idades mais ou menos estabelecida seguindo uma seqüência dereestruturação de estruturas cognitivas.
Vygotsky enfatiza a importância do meio social. Para ele é a partir da interação da criança com a sociedade, que esta irá ampliar seu conhecimento e se desenvolver gradativamente.
Wallon defende que o desenvolvimento infantil acontece por uma dinâmica de rupturas, tendo como fator determinante a afetividade e a inteligência. Assim como Piaget, caracteriza as fases dodesenvolvimento em estágios que variam entre momentos de interiorização e outros mais voltados para o exterior.
As correntes teóricas que explicam a relação entre desenvolvimento e aprendizagem são: comportamentalista – defende que a aprendizagem é o resultado de uma mudança de comportamento causada por estímulos externos; interacionista – a aprendizagem é fruto do intercambio permanente com omeio, é um processo contínuo de reestruturação das estruturas cognitivas, ou seja, primeiro a criança se desenvolve e depois, aprende; o sociointeracionista – considera que o conhecimento é construído pelo individuo num processo continuo, ao longo da vida. Esta tendência defende que a criança aprende e se desenvolve simultaneamente.
Entre as condições para a criança aprender ler e escrever, em umaproposta de alfabetização e letramento, considerando as metodologias adequadas, encontra-se os fatores e as causas que dificultam a aprendizagens dos alunos, entre estas a formação do professor, suas deficiências metodológicas, os transtornos e os déficits de aprendizagem.
A organização do ensino em ciclo traz vantagens e desvantagens para a aprendizagem dos alunos. A primeira deve-se a falta deadesão dos professores a implantação do ciclo e a falta de acompanhamento técnico que favorece o trabalho coletivo desses profissionais. A segunda acelera o fluxo de um maior número de alunos, contribuindo para a diminuição do desperdício de recursos financeiros. Pode-se também gerar a necessidade de expansão de oferta das séries finais do ensino fundamental, descongestionar o sistema,possibilitando o acesso à população escolarizável que se encontra fora da escola.
Em Rio Maria/Pará o ciclo foi implantado em dois mil e nove, pelo Conselho Municipal de Educação (CNE) pela resolução 01/2008 de Dezembro de dois mil e oito, contemplando apenas o Ciclo de Alfabetização que atende alunos de 6, 7 e 8 anos, correspondendo ao 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental l.
Esta implantação dos “ciclosbásicos de alfabetização” deve-se ao reconhecimento da necessidade dessa organização para a ampliação das possibilidades de aprendizagem dos alunos, baseando-se em uma alfabetização ressignificativa que assegure progressivamente o desenvolvimento de capacidades e habilidades relacionadas à alfabetização e ao letramento.
Embora a implantação do ciclo de alfabetização nas escolas municipais dessemunicípio tivesse clareza de sua importância, não significa que os problemas foram inexistentes. Faltou formação imediata de gestores e professores para desenvolverem um trabalho coletivo, preparação dos pais para entender a nova organização e participação dos professores na elaboração de instrumento de avaliação. Este último tem sido motivo de críticas e rejeição por parte dos docentes que atuamno ciclo.
A Secretaria Municipal de Educação tem investido em formação, apoio pedagógico de todos os envolvidos com o processo, com o objetivo de diminuir as problemáticas estabelecidas. Mesmo com todo esse investimento os resultados ainda são negativos. São muitos os alunos que não conseguem desenvolver as habilidades no que se refere à aquisição da leitura. Esses alunos, na sua maioria, no...
tracking img