TCC Debora Baere

1836 palavras 8 páginas
INTRODUÇÃO

Este projeto de pesquisa tem por objetivo analisar o lúdico como proposta de socialização do autista. Desta forma, é importante conceituar o termo autista que tem sua origem na língua grega (autós) o que significa por si mesmo.
Segundo Cunha (2012) “o termo autista foi usado pela primeira vez pelo psiquiatra suíço E. Bleuler, em 1911, que buscava descrever a fuga da realidade e o retraimento interior dos pacientes acometidos de esquizofrenia” mais tarde no ano de 1943 o psiquiatra austríaco Leo Kenner realizou pesquisas voltadas as crianças autistas desvinculando-as dos portadores de esquizofrenia.
As características apresentadas pelas crianças que Kenner estudou, segundo Orrú (2012) foram:

...incapacidade para estabelecer relações com as pessoas, um vasto conjunto de atrasos e alterações na aquisição e uso da linguagem, uma obsessão em manter o ambiente intacto, acompanhada da tendência a repetir uma sequência limitada de atividades ritualizadase alheamento extremo do mundo ao seu redor (p.18)

Portanto, de acordo com Cunha (2012), por definição, autismo é um distúrbio do desenvolvimento que está relacionado a áreas nobres do ser humano, ou seja, a comunicação, a dificuldade em se adaptar, e socializar. Os homens são os mais afetados , e os sintomas são apresentados até os três anos de idade do portador.
Dentre os aspectos relacionados por Kenner, citados por Orrú (2012), este projeto irá se restringir na dificuldade de socialização dos autistas buscando meios, através do lúdico, para minimizar essa questão. Sabendo que, segundo Mello (2007), o autista tem dificuldade de se relacionar com os outros, incapacidade de compartilhar sentimentos, gestos, emoções e em discriminar a diferença entre pessoas.
Observando que o portador de autismo tem suas dificuldades fundamentadas na socialização, comunicação e capacidade de adaptar-se ao ambiente, é importante que os profissionais que trabalham com esses indivíduos se apropriem do lúdico, pois

Relacionados