Tcc de micro e pequenas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6698 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0 INTRODUÇÃO
Visando contribuir para a compreensão da gestão e planejamento de tributos, fornecendo subsídios para aprimorar as práticas de gestão empresarial e financeira, atribuindo sempre que preciso informações teóricas e praticas sobre a forma de funcionamento de um sistema tributário, essa monografia foi desenvolvida para dar esses respaldos quando necessários.
Oplanejamento tributário é um dos principais pontos de partida para o desenvolvimento das funções gerenciais, sendo um importante processo de reflexão que precede a ação de tomada de decisão. A habilidade do gestor em utilizar-se da Contabilidade como ferramenta de gestão e suporte ao planejamento, contribui para o sucesso da empresa.
Portanto, torna-se imperativo que as empresas adotem um sistema deeconomia legal, que proporcione uma ação pró-ativa que permita a diminuição da carga tributária, o que pode ser alcançado através da elaboração de um planejamento tributário bem estruturado.

1. PROBLEMA
Qual a importância do planejamento tributário nas micro e pequenas empresas?
Como as organizações não suportam as pressões normais de seus concorrentes de grande porte,acabam encerrando suas atividades e com isso, tomando decisões equivocadas como: financiamentos para aquisição de equipamentos e capital de giro, juros altos e outros, tendo grande peso na administração das Micro e Pequenas Empresas.
Assim, o empresário acaba por definir o planejamento tributário de sua empresa, de maneira equivocada, na medida em que ele tende a valorizar a lucratividade notempo presente, em detrimento dos objetivos de longo prazo, especialmente os relacionados à sustentabilidade do negócio, passa-se a não perceber os erros ou falhas na sua tomada de decisão.

2. HIPÓTESE

Segundo Rampazzo (2004, p.36), "hipótese é a suposição de uma causa ou de uma lei destinada a explicar provisoriamente um fenômeno, até que os fatos venham a contradizê-la ouafirmá-la".
Se grande parte das empresas não conseguem completar mais de um ano de existência por deficiências em aspectos gerenciais de planejamento tributário, então um planejamento mais eficiente, conforme a atividade da empresa poderia ser a solução de continuidade das Micro e Pequenas Empresas.
A falta de gestores qualificados para implementação e análise das informações geradaspela empresa, vista de forma fiscal e não como ferramenta de auxilio a gestão, então, a qualificação de gestores mudaria o foco do Planejamento Tributário nas Micro e Pequenas Empresas?

1.3 JUSTIFICATIVA
No atual mercado as Micros e Pequenas Empresas, não se preocupam com o planejamento interno de suas atividades, nem com os registros contábeis que possam vir a auxiliar a suagestão. Dessa forma, os gestores acabam tomando decisões equivocadas por não saberem a real situação da empresa.
3. OBJETIVO GERAL
O objetivo dessa monografia é contribuir para a compreensão da gestão e planejamento de tributos, fornecendo subsídios para aprimorar práticas de gestão empresarial e financeira. Atribuindo mais informações teóricas e praticas sobre a forma de funcionamentode um sistema tributário.
1.4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Em termos gerais, (PONTES, 2000) retrata os seguintes objetivos específicos para planejamento tributário:

I. Redução ou eliminação da carga fiscal das empresas, evitando-se que se concretizem;
II. Postergação do pagamento de tributos, através do planejamento das datas de concretização;
III. Eliminação decontingências tributárias, através da manutenção de adequados controles; Internos e do conhecimento profundo das operações e da legislação tributária;
IV. Redução do custo burocrático, através da racionalização de processos e funções.

A realidade tributária brasileira tornou-se, notoriamente, complexa, ao trazer um custo financeiro enorme às empresas, e ainda causando constante...
tracking img