Tcc de mecanica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho serão descritos e analisados os referenciais teóricos pesquisados para realização desta pesquisa, tais como: Principais tipos de manutenção, manutenção corretiva, manutenção preventiva, manutenção preditiva, manutenção de melhoria, perdas geradas por falhas nos equipamentos, importância de manutenção para evitar falhas no tempo, planejamento, programação e controleda manutenção, principal métodos de gerenciamento aplicados na gestão da manutenção centrada – MCC, e manutenção produtiva total – TPM. Os Assuntos aqui correlacionados com a gestão de manutenção e é fundamental o seu conhecimento e aplicação.

2 DESENVOLVIMENTO

3.2 HISTÓRICO

De acordo com Tavares (1998), a história da manutenção acontece em paralelo com o desenvolvimentoindustrial do ser humano. Já no século XIX, quando a indústria se tornou mecanizada, apareceu a necessidade das primeiras manutenções dos equipamentos. Até 1914, a manutenção aparecia com uma importância secundaria e era executada pelos mesmos operários da operação das fábricas. Com o inicio da produção em série, implementada por Ford, as fabricas deram inicio a programas mínimos de produção e,como resultado, perceberam a necessidade de criar equipes que realizassem concertos nas máquinas dentro do mínimo tempo possível. Foi desta forma que apareceram equipes ligadas á operação que tinham como função principal a manutenção industrial, atualmente denominada manutenção corretiva.
Em torno de 1950, quando a indústria desenvolveu-se para suprir as demandas do pós-guerra,e com a evolução,não só da indústria eletrônica, como da aviação comercial, os gerentes de manutenção passaram a observar que em várias situações, do total de tempo gasto para descobrir as falhas, a menor parte dele, era usado na reparação do equipamento. A partir de então escolheram equipes de especialistas para formar um setor que foi chamado de Engenharia de Manutenção, que recebeu as atribuições de planejar econtrolar a manutenção preventiva, e avaliar as causas e efeitos das falhas das maquinas, e daí em diante criou-se um novo organograma com subdivisões em função dessas novas atribuições.
Já no ano de 1966, quando aconteceu a popularização dos computadores e os instrumentos de medição e proteção ganharam maior desenvolvimento, vários critérios foram desenvolvidos pela engenharia de manutençãopara início da preditiva, em outras palavras, a previsão de falha, buscando a otimização da intervenção das equipes que executaram a manutenção. Desta forma, diminuíram-se os encargos burocráticos das equipes de execução de manutenção. Essas novas atividades contribuíram para a divisão da engenharia de manutenção em duas partes: uma que analisava as manutenções corretivas e a outra de PCM-Planejamento da Manutenção Mecânica. O PCM tem o objetivo programar, controlar e avaliar os resultados da manutenção (TAVARES, 1998).

De acordo com Tavares (1998, p.13),
a partir de 1980 com o desenvolvimento dos microcomputadores, a custos reduzidos a linguagem simples,os órgãos de manutenção passaram a desenvolver e processar seus próprios programas, eliminando os inconvenientes dadependência de disponibilidade humana e de equipamentos para atendimento as suas prioridades de processamento das informações pelo computador central, além de dificuldade de comunicação na transmissão de suas necessidades para o analista de sistemas, nem sempre familiarizada com área de manutenção. Esta situação favoreceu o PCM que pôde melhor desempenhar suas funções de assessoramento aos gerentes, nãosó de manutenção, mas também, de operação e de produção. No final de século passado, com as exigências de aumento da qualidade dos produtos e serviço pelos consumidores, á manutenção passou a ser um elemento importante no desempenho dos equipamentos dos equipamentos em geral equivalente ao que já vinha sendo praticado na operação. Em consequência o PCM (assim como a engenharia de manutenção)...
tracking img