Tcc de letras português/inglês

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 27 (6550 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



UNIVERSIDADE DE UBERABA
INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES



LICENCIATURA
LETRAS – Português/Inglês






TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO






ETAPA VI





SUELY MARIA DIAS
1054974




Preceptora: ANA VERÔNICA




Dezembro/2012


AGRADECIMENTOS


A Deus, pela força, perseverança e proteção, indispensáveis para a realização destecurso.
Aos meus pais, Samuel e Dalira, que muito me ajudaram e estiveram sempre presentes através de suas orações em favor desta grande realização em minha vida.
Ao meu esposo e às minhas filhas pelo carinho, apoio e compreensão, pois não deixaram que eu desanimasse no momento em que mais precisei.
À minha preceptora Ana Verônica pelo carinho e dedicação com que ajudou atodos no curso, sempre passando a mim e aos meus colegas a segurança de que precisávamos para realizar etapa de nossas vidas.
À professora Raquel Solange e aos demais professores que, ao longo dessa trajetória, repassaram-nos seus conhecimentos e experiências vividas, enriquecendo assim o nosso aprendizado.
À minha amiga Wellingta, pela companhia, incentivo, apoio, carinho ecompanheirismo durante todo o curso.
E à minha cunhada Rita pela persistência em incentivar-me a fazer curso de Letras.















APRESENTAÇÃO DO TCC

Este trabalho tem como objetivo o registro escrito através de reflexões sobre minha vida acadêmica.
Sempre gostei muito de ler. A literatura foi algo que, desde o início, foi muito prazeroso para mim. Como disseanteriormente, em minha apresentação pessoal, “minha maior paixão é a Arte”.
A Literatura é uma forma de arte, assim como a música, a pintura, a dança, a escultura e a arquitetura.
A Literatura nos permite, pela interação com o texto através do qual se manifesta, tomar contato com um vasto conjunto de experiências acumuladas pelo ser humano ao longo de sua trajetória, sem que seja preciso vivê-lasnovamente.
Apesar de eu gostar muito de ler, nunca tive muito interesse em literatura brasileira... até começar a fazer o curso de Letras, quando tive a oportunidade de conhecer grandes escritores como Machado de Assis, José de Alencar, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Hilda Hilst e outros tantos mais.
Com relação à língua estrangeira, grandes eram as minhas expectativas. Queria muitoaprender os mecanismos dessa língua que é falada em quase todo o mundo. Gostei muito também de ter aprendido a literatura inglesa. Foi muito bom ter aprendido sobre os grandes escritores ingleses entre eles William Shakespeare, que é o meu preferido.
Enfim, quanto à língua portuguesa, descobri que ela é muito mais complexa do que imaginamos, por isso desde o início tive muita dificuldade emrelação a esse componente, mas consegui superar. O importante é que sei que o meu aprendizado ainda continua, pois nunca seremos os detentores do saber.








DESENVOLVIMENTO
Um momento significativo para mim, no curso de Letras, foi quando aprendemos sobre o “surgimento” da Língua Portuguesa e descobrimos que ela descende do Latim. Sabemos que o Latim é uma antiga línguaindo-europeia falada na região do Lácio (Roma) e, atualmente, é considerada uma língua morta, pois não possui falantes nativos. Apesar disso, ela ainda é usada pela igreja católica para fins rituais e burocráticos.
Aprender a história do latim é aprender também a história da nossa língua materna, ou seja, o português.
O latim, a principio, era a língua falada pelos camponeses e agricultores.Com a expansão do Império Romano, outros povos, como os celtas, os fenícios e os cartaginenses, tiveram que adotar o latim como língua oficial, o que ocasionou a mistura do latim com outras línguas, originando, assim, outras línguas diferentes do latim e das línguas originais desses respectivos povos. Assim, podemos afirmar que o português, assim como as demais línguas românicas, é o próprio...
tracking img