Tcc de cosmetologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1788 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.2 A PELE
1.2.1 Constituição da pele
De acordo com Junqueira e Carneiro (1999), a pele apresenta-se constituída por uma porção epitelial de origem ectodérmica, a epiderme, e uma porção conjuntiva de origem mesodérmica, a derme. Abaixo e em continuidade com a derme está a hipoderme, que, embora tenha a mesma origem da derme, não faz parte da pele, apenas lhe serve de suporte e união com osórgãos subjacentes.
Epiderme: segundo Guirro (2002), é constituída essencialmente por um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado. A porção mais profunda da epiderme é constituída de células epiteliais que se proliferam continuamente para que seja mantido o seu número.
Na epiderme, de dentro para a superfície, têm-se: camada basilar, camada espinhosa, camada granulosa, camada lúcida e camadacórnea. (FARIAS, 2004).
Para Dângelo e Fattini (1988), na epiderme, as diferentes camadas que a constitui mostram as fases pelas quais passam as células que vão sendo substituídas continuamente, nas camadas superficiais elas morrem e se convertem em escamas de queratina.
As células mais superficiais são continuamente eliminadas como resultado da abrasão, por exemplo, pelo atrito com a roupa. Ascélulas perdidas são constantemente substituídas por células provenientes das camadas mais profundas da epiderme. A renovação do estrato córneo ocorre em aproximadamente quatorze dias. (GUIRRO, 2002).
A epiderme apresenta ainda três tipos de células: os melanócitos, as células de Langerhans e de Merkel. Os melanócitos são células que produzem um pigmento chamado melanina. (JUNQUEIRA e CARNEIRO,1999).
Segundo Farias (2004), essas células sintetizam a melanina, pigmento marrom escuro que protege a pele da ação dos raios ultravioleta do sol. Já as células de Langerhans constituem a primeira linha de defesa imunológica contra substâncias nocivas da pele. Juntamente com os linfócitos da epiderme, reforçam essa barreira imunológica. O mesmo autor afirma ainda que as células de Merkel sãoconsideradas pela maioria dos autores como mecanorreceptores.
Derme: constituída por tecido conectivo não modelado, com muitas fibras colágenas e elásticas, linfócitos, fibroblastos e macrófagos mergulhados em substância amorfa, constituída por mucopolissacarídeos. (FARIAS 2004).
As fibras colágenas e elásticas conferem à pele sua capacidade de distender-se quando tracionadas, voltando ao estadooriginal desde que cesse a tração. A derme é ricamente irrigada, com extensas redes capilares, vasos linfáticos e nervos. (DÂNGELO e FATTINI, 1988).
Segundo Junqueira e Carneiro (1999), a derme apresenta espessura variável, atingindo um máximo de 3 mm na planta do pé. Sua superfície externa é irregular, observando-se saliências que acompanham as reentrâncias correspondentes da epiderme. A essassaliências, deu-se o nome de papilas dérmicas, que aumentam a área de contato derme-epiderme, trazendo maior resistência à pele.
De acordo com Guirro (2002), observa-se na derme a camada papilar, a mais superficial, e a camada reticular, a mais profunda.
Farias (2004), afirma ainda que a camada papilar é constituída por tecido conectivo frouxo, com fibras elásticas e fibrilas de colágeno, queajudam a fixar a derme na epiderme, e que a camada reticular constitui-se de tecido conectivo denso com grossos feixes de fibras colágenas, fibras elásticas e reticulares, vasos sangüíneos e linfáticos, corpúsculos de Pacini, nervos, folículos pilosos, glândulas sudoríparas e sebáceas.
A arquitetura dérmica varia na pele normal de região para região, não existindo uma média de variação entreindivíduos da mesma idade ou diferentes faixas etárias (GUIRRO, 2002).
Hipoderme: constituída por tecido conectivo frouxo não faz parte da pele, mas serve de apoio, permitindo a mobilidade da pele em relação aos órgãos subjacentes. Sua espessura varia, pois nela pode se acumular maior ou menor quantidade de gordura, dependendo da região e do estado de nutrição do indivíduo. Esse tecido adiposo...
tracking img