TCC CORRIGIDO 1

9737 palavras 39 páginas
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA – UNOESC

VANICE DALAGNOL

GINÁSTICA LABORAL: Um estudo de caso na empresa Trombini Embalagens S/A

Fraiburgo-SC
2010
VANICE DALAGNOL

GINÁSTICA LABORAL: Um estudo de caso na empresa Trombini Embalagens S/A

Trabalho de Conclusão de Curso como requisito parcial para obtenção de título de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus Fraiburgo.

Orientadora: Prof. Evaldo Schaffrath

Videira - SC
2010
AGRADECIMENTOS

À Deus supremo e criador, que me permite saúde, sabedoria e coragem.
Em especial à minha mãe, Rosa Dalagnol, meu pai, Valdir Dalagnol, cujas paciências, apoio e compreensão, tornaram possível a realização de um dos meus sonhos.
A todos os profissionais que fazem parte da minha vida e que, a cada dia, me incentivam no desafio de romper paradigmas, além de companheirismo e amizade.
A meus amigos e colegas de classe, pela experiência e aprendizado vivenciados juntos.

RESUMO

A Ginástica Laboral (GL) é um conjunto de práticas físicas, elaboradas de acordo com a atividade ocupacional exercida pelo trabalhador, sendo aplicada durante pausas na jornada de trabalho, que visa um melhor sinergismo entre as estruturas mais solicitadas na ocupação e as que são menos requeridas, reduzindo o número de lesões, a intensidade da dor e trazendo bem estar ao trabalhador, devido aos vários esforços repetitivos que a jornada de trabalho exige torna-se necessário um trabalho de prevenção que venha a somar para a qualidade de vida e o melhor desempenho do funcionário, evitando assim o afastamento do mesmo e os custos da empresa com tratamentos, pois a prevenção gera benefícios tanto para a empresa que terá maior produtividade quanto para o funcionário que terá maior motivação e desempenho ao realizar suas atividades laborais diárias. Reduza um pouco o conteúdo acima; escreva o objetivo geral, a metodologia de coleta de dados e os principais

Relacionados