Tcc copa 2014

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5101 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O presente artigo pretende apresentar uma abordagem sobre o tema Sustentabilidade na Construção Civil, através da reforma e construção dos estádios nas cidades-sede da copa do mundo do Brasil 2014.
Para se chegar ao desenvolvimento sustentável é necessária uma revisão de todos os processos de produção e os impactos ambientais que eles podem causar.
Nesse contexto esta incluída aconstrução civil que transforma o ambiente natural em ambiente construído.
A indústria da construção tem papel fundamental no desenvolvimento econômico, social e ambiental, gera emprego, renda, impostos, além de infraestrutura como estradas e moradia.
Sabe-se que o setor da construção é um grande consumidor de recursos naturais e energéticos, além de grande produtor de resíduos. É por esse motivo que aindústria da construção procura desenvolver práticas e processos que visam à sustentabilidade.
A sustentabilidade na construção civil implica na preservação do meio ambiente, na utilização consciente dos recursos naturais, além do desenvolvimento de soluções que propiciem edificações econômicas.
As construções sustentáveis devem ser totalmente planejadas. As matérias utilizadas devem serambientalmente corretas e com origem certificada, com pequena geração de resíduos durante a obra, que não comprometam grandes áreas de vegetação, que demandem menor consumo de água e energia durante a fase da construção e que depois da obra concluída esses recursos possam ser reaproveitados.
Para a execução dos projetos, a construção sustentável deve atender também normas de segurança e a formalidade dascontratações. Isso implica em benefícios ambientais, sociais e econômicos.

Revisão Bibliográfica

Sustentabilidade

A primeira Conferência Internacional das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano (United Nations Conference on the Human Environment) realizada em Estocolmo em 1972, foi o marco inicial dos debates para um desenvolvimento sustentável e para o conceito de sustentabilidade.“Desenvolvimento sustentável é o tipo de desenvolvimento que atende às necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem suas próprias necessidades”.
Essa é a definição de sustentabilidade mais utilizada e foi criada durante a Comissão Mundial sobre Ambiente e Desenvolvimento, também conhecida como Comissão Brundtland (1987).
A sustentabilidade busca integraraspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana com a preocupação principal de preservá-los, para que os limites do planeta a habilidade e a capacidade das gerações futuras não sejam comprometidos.

Sustentabilidade na construção civil

Por ser uma tendência crescente e também pela pressão de consumidores, investidores, governos e entidades representativas de proteção ao meioambiente o mercado da construção civil adota cada vez mais as práticas de sustentabilidade. As empresas de construção devem procurar cada vez mais soluções sustentáveis e economicamente viáveis para o empreendimento.
Segundo o Guia de Sustentabilidade na Construção Civil desenvolvido pela FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais - 2008), todo empreendimento para ser sustentáveldeve atender quatro requisitos básicos:
- Adequação ambiental;
- Viabilidade econômica;
- Justiça social;
- Aceitação cultural.
Ainda segundo a cartilha a noção de construção sustentável deve estar presente em todo o ciclo de vida do empreendimento, desde sua concepção até sua requalificação, desconstrução ou demolição. É necessário um detalhamento do que pode ser feito em cada fase da obra,demonstrando os impactos ambientais e como esses impactos podem ser evitados ou minimizados.
A Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura - AsBEA, o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável – CBCS (2002) e outras instituições apresentam diversos princípios básicos da construção sustentável, dentre os quais destacamos:
- Aproveitamento de condições naturais locais.
- Utilizar mínimo...
tracking img