Tcc contabilidade sociétaria

1 INTRODUÇÃO



A sociedade capitalista da modernidade caracteriza-se por apresentar um ambiente altamente competitivo, principalmente, em função da globalização e da dinâmica daseconomias nacionais integralizadas. Visando atingir metas estipuladas, maximizar lucros e obter vantagens, as empresas necessitam descobrir fatores para aumentar a lucratividade e controlar gastos a fim deusufruir e oferecer melhor qualidade de vida aos seus funcionários (SHIRKY, 2008).
A socialização organizacional tem sido um dos processos utilizados pelas empresas, que viabiliza o processo degerenciamento. A qualidade e a produtividade dos funcionários influenciam diretamente no crescimento da empresa, e produz maior comprometimento dessa empresa para com a sociedade (ATKINSON, et al.,2000).
A socialização é importante, uma vez que o indivíduo passa a se adaptar ao grupo, mantendo o grupo social. Comportamentos, valores e atitudes são passados para que não se perca acontinuidade da organização (VILELA, 2004).
As empresas devem motivar sempre seus funcionários a buscarem sempre uma motivação profissional independente da sua área de atuação, com a visão de que todossão gerenciáveis (DRUCKER, 2002).
Segundo Maanen (1989), apud Gontijo (2005) socialização organizacional pode ser definida como sendo um processo onde o funcionário aprende valores e normas decomprometimento já esperados por essa organização, permitindo assim a sua participação como membro de uma organização.
Para a sociologia, socialização significa transmissão e captação depadrões de comportamento, normas, valores e crenças, bem como desenvolvimento de atitudes, e sentimentos coletivos. É através da socialização que o indivíduo pode desenvolver a sua personalidade e seradmitido na sociedade. Portanto é um processo fundamental não apenas para a integração do indivíduo na sua sociedade, mas também para continuidade dos sistemas sociais (VILA NOVA, 2000).
De acordo...
tracking img