Tcc contabilidade sociétaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO



A sociedade capitalista da modernidade caracteriza-se por apresentar um ambiente altamente competitivo, principalmente, em função da globalização e da dinâmica das economias nacionais integralizadas. Visando atingir metas estipuladas, maximizar lucros e obter vantagens, as empresas necessitam descobrir fatores para aumentar a lucratividade e controlar gastos a fim deusufruir e oferecer melhor qualidade de vida aos seus funcionários (SHIRKY, 2008).
A socialização organizacional tem sido um dos processos utilizados pelas empresas, que viabiliza o processo de gerenciamento. A qualidade e a produtividade dos funcionários influenciam diretamente no crescimento da empresa, e produz maior comprometimento dessa empresa para com a sociedade (ATKINSON, et al.,2000).
A socialização é importante, uma vez que o indivíduo passa a se adaptar ao grupo, mantendo o grupo social. Comportamentos, valores e atitudes são passados para que não se perca a continuidade da organização (VILELA, 2004).
As empresas devem motivar sempre seus funcionários a buscarem sempre uma motivação profissional independente da sua área de atuação, com a visão de que todossão gerenciáveis (DRUCKER, 2002).
Segundo Maanen (1989), apud Gontijo (2005) socialização organizacional pode ser definida como sendo um processo onde o funcionário aprende valores e normas de comprometimento já esperados por essa organização, permitindo assim a sua participação como membro de uma organização.
Para a sociologia, socialização significa transmissão e captação depadrões de comportamento, normas, valores e crenças, bem como desenvolvimento de atitudes, e sentimentos coletivos. É através da socialização que o indivíduo pode desenvolver a sua personalidade e ser admitido na sociedade. Portanto é um processo fundamental não apenas para a integração do indivíduo na sua sociedade, mas também para continuidade dos sistemas sociais (VILA NOVA, 2000).
De acordocom a importância da socialização conforme descrito anteriormente, este estudo busca responder ao seguinte questionamento de pesquisa: Qual a influência da socialização de funcionários na Empresa Orgacon Contabilidade e Assessoria Ltda. de Iúna/ES na visão dos sócios e funcionários?
A presente pesquisa tem como objetivo geral demonstrar a influência da socialização na Empresa OrgaconContabilidade e Assessoria Ltda de Iúna/ES, na visão dos sócios e funcionários.
E para tanto, tem-se como objetivos específicos:
✓ Identificar quais foram vantagens e desvantagens da socialização na Empresa Orgacon Contabilidade e Assessoria Ltda na percepção dos sócios e dos demais funcionários;
✓ Identificar os motivos que levaram o sócio majoritário da Empresa Orgacon aoptar pela socialização dos seus funcionários.
✓ Analisar a visão dos contadores de Iúna/ES em relação à socialização;
Considerando, o regime de associação como sendo o ato de tornar o funcionário sócio da empresa, este regime proporciona oportunidade de melhoria, crescimento, criação, coordenação e participação nos lucros (IUDÍCIBUS, 2004).
Como afirma Franco (1991), associedades constituem verdadeiras associações entre o capital e o trabalho, onde há aqueles que entram com o capital e os que entram apenas com o trabalho, ou seja, com seus conhecimentos técnicos.
As organizações que buscam conhecimento e investem na socialização, geram crescimento e lucratividade, proporcionando recompensas atraentes para funcionários (LUCIER; TORSILIERI, 2000).Essa pesquisa se torna relevante visto que apenas um escritório contábil em Iúna trabalha com socialização, conforme relatos da delegada do CRC, que representa a classe contábil na cidade de Iúna/ES (ANEXO 01). Por meio dessa pesquisa, os demais contadores podem despertar interesse pelo processo de socialização, expandindo assim o assunto.
Por meio dessa pesquisa, alguns conceitos já...
tracking img