Tcc clima organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7933 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Conhecer bem o ambiente interno da empresa atualmente se tornou algo indispensável para os gestores, já que neles estão inseridos o capital humano das organizações e deles dependem o bom desempenho ou não da empresa, bem como da sua continuidade ou não no mercado onde atuam.
O trabalho em questão versa sobre o clima organizacional, utilizando como objeto de estudo a empresa Fragatae Antunes Advogados Associados no caso em questão o escritório localizado em Salvador no bairro do Comércio,que é um escritório de advocacia de contencioso cível atuante nas diversas áreas do Direito como o Direito Civil, Societário, Direito Administrativo, Direito do Trabalho e Direito do Consumidor. A empresa foi criada em 1947, pelo patriarca do escritório Francisco Antônio Fragata, com opassar do tempo o empreendimento foi crescendo e sendo implantados vários escritórios por toda parte do Brasil. Na Bahia atuam com um escritório em Feira de Santana no bairro da Kalilândia e outro em Salvador no bairro do Comércio.
Percebendo que quando pensamos em uma empresa, mas precisamente nos fatores que interferem no seu sucesso ou não, além de fatores externos que muitas vezes estão fora docontrole da organização temos que avaliar também os fatores internos presentes na empresa como a relação que existe entre a empresa e seus funcionários, o nível de satisfação desses funcionários, entre outros elementos. Assim, fazemos a seguinte indagação: O bom desempenho de um escritório de advocacia depende da motivação e satisfação dos seus funcionários com o trabalho que realizam?
Em relação àshipóteses temos: o bom desempenho de um escritório de advocacia não depende da motivação e satisfação dos seus funcionários. O sucesso desempenho do escritório de advocacia depende da motivação e satisfação dos funcionários.
O objetivo central do trabalho é investigar se o sucesso da empresa Fragata e Antunes Advogados Associados está relacionado com o clima organizacional existente na empresa.Já os objetivos específicos foram
* Identificar o tipo de gestão existente na empresa;
* Analisar a satisfação dos funcionários dentro da empresa;
* Analisar a motivação dos funcionários;
* Analisar a relação da empresa com seus colaboradores.
A escolha do tema se deve ao fato da autora do trabalho atuar profissionalmente em um escritório de advocacia e perceber que esta ao contrario demuitas empresas do tipo existentes no Brasil, é reconhecida no mercado onde atua como referencia nacional pelo excelente trabalho que presta, assim como pelo número de advogados que possui no seu quadro funcional.
Além disso, vale ressaltar que o tema abordado e de total interesse para estudiosos da área de administração, de direito, de recursos humanos e áreas afins, pois investiga o sucesso deuma empresa não apenas levando em consideração os fatores externos ou mesmo os gestores que a gerenciam, mas coloca o funcionário como parte integrante e essencial desse processo.

2. REFERENCIAL TEÓRICO METODOLÓGICO

2.1 O direito

O direito surgiu nas sociedades como consequência das necessidades que foram surgindo, pois foram sendo criados novos padrões, regras e modelos que demandaram poruma nova ordem social.

O direito é elemento necessário à vida em comum. Sem ele, a convivência humana pacífica se tornaria inviável. Desde que começou conviver com seus semelhantes, sentiu o ser humano a necessidade de normas reguladoras da conduta da comunidade. (NOGUEIRA, 2007, p.6).

Em relação à origem da palavra direito Franco afirma que

Nas línguas modernas encontramos dois conjuntos determos utilizados para exprimir a ideia de direito.
Um primeiro conjunto liga-se ao vocábulo “direito”, que encontra similar emtodas as línguas neolatinas e, de forma geral, nas línguas ocidentais modernas: droit (francês); diritto (italiano); derecho (espanhol); recht (alemão); right (inglês); dreptu (romeno).
Essas palavras têm sua origem num vocábulo do baixo latim: directum ou rectum, que...
tracking img