Tcc clima organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


O presente trabalho é definido como uma pesquisa sobre o Clima Organizacional da Distribuidora de bebidas X. Como saber como está o Clima? Medindo! O estudo mede o clima organizacional. Para isso foram utilizados alguns dos grandes nomes ligados à área de Recursos Humanos, como CHIAVENATO, GIL, BOOG, CERVO, OLIVEIRA entre outros.
Este TCC, através da pesquisa de climaorganizacional, buscou medir as melhorias que o mesmo pode proporcionar ao ambiente de trabalho, identificando os aspectos positivos e negativos que afetam no clima organizacional de uma empresa e definir novas estratégias e planos para melhoria do clima organizacional e consequentemente da produtividade da organização.
Também se justifica por entender que apesar da sociedade e cada um de nós valorizarmose buscarmos continuamente o conhecimento, ainda há dúvidas de como organizar e utilizar o clima organizacional de uma empresa, em prol de seu desenvolvimento e crescimento.
Porém, algumas dúvidas ainda persistem. Qual é a melhor forma de utilizar a pesquisa para se chegar aos resultados? Considerando as experiências vivenciadas dentro da empresa, a elaboração deste TCC justifica-se, pois é desuma importância descobrir como adequar e qualificar todas as pessoas envolvidas no processo organizacional tais como motoristas, ajudantes de entregas, vendedores, promotores de vendas e proprietários para as mudanças necessárias.
Neste sentido, a distribuidora de bebidas X fica à disposição para dar suporte e todas as informações para um bom desenvolvimento da pesquisa em questão, promovendoassim, um estudo bastante abrangente da realidade dos funcionários, gerentes e proprietários de todo o empreendimento.
A partir dessas considerações pode-se afirmar que a pesquisa de clima organizacional só tem a contribuir para um melhor aproveitamento dentro da organização, tornando os funcionários mais unidos e fazendo com que haja um nível de coleguismo maior, e consequentemente melhordesempenho de todas as tarefas a serem realizadas.
“As organizações podem ser concebidas de papéis. Cada indivíduo que ocupa uma posição na organização é solicitado a desempenhar um conjunto de atividade e a manter determinado comportamento”. GIL (2001, p. 171).
No decorrer do trabalho estão expostos diversos tópicos sobre a organização, motivação, liderança, dicas para manter uma organização cadavez mais motivada e quem sabe, até descobrir perante aos colaboradores traços que indicam fatores de liderança dentro da organização.
No primeiro capítulo será abordado a situação problemática, objetivos geral e específicos, cultura e clima organizacional. O segundo capítulo fala sobre a importância da motivação para um bom desempenho das instituições.
No terceiro capítulo será apresentada, astécnicas de pesquisa, análise e interpretação dos resultados obtidos através da descrição dos dados coletados, conclusão, as referências bibliográficas usadas em todo trabalho, e o apêndice que se refere à coleta de dados.
“A idéia aqui é conhecer a percepção que o funcionário tem da empresa e o que acha, sente ou pensa sobre o negócio. A participação deve ser espontânea, tanto quanto deve serpreservada a identidade de quem responde á pesquisa”. BOOG (2001, p. 263).
























SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA


O Clima Organizacional serve para melhorar a convivência dentro das organizações, fazer uma eficaz análise do Clima organizacional tornou-se um fator de total importância para as empresas, somente uma análise bem elaborada será capaz de fornecerresultados negativos ou positivos, que corrigidos e aplicados poderá melhorar o ambiente de trabalho.
A pesquisa de Clima Organizacional existe para avaliar o ambiente de trabalho, a postura dos integrantes, o relacionamento das equipes e a percepção dos colaboradores para com a chefia. Além de estar em evidência na Administração moderna e atualizada através dos estudos, detectou-se a seguinte...
tracking img