Tcc cargos e salarios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2815 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MARCIA ...




CURSO DE ADMINISTRAÇÃO





PLANO DE CARGOS E SALÁRIO: DESENVOLVIMENTO DE UM DIAGNÓSTICO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA POLÍTICA DE CARGOS E SALÁRIOS NAS ORGANIZAÇÕES.






Projeto de Pesquisa a ser apresentado à Universidade Estácio de Sá como requisito parcial para avaliação na Disciplina de Estágiodo Curso de Administração.




ORIENTADORA: Professora ADM. Solange Coelho de Azevedo, Msc




Rio de Janeiro


2º Semestre / 2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ........................................................................................ 03
1.1. Situação-Problema .......................................................................... 04
1.2. Delimitação do Tema....................................................................... 04
1.3. Objetivos .......................................................................................... 04
1.3.1. Geral .......................................................................................... 04
1.3.2. Específico.................................................................................. 04
1.4. Justificativa ...................................................................................... 04
2. METODOLOGIA ..................................................................................... 05
3. REFERENCIAL TEÓRICO ..................................................................... 06
4. CRONOGRAMA..................................................................................... 11
5. REFERÊNCIAS ........................................................................................12

1. INTRODUÇÃO

Com as constantes mudanças do mundo atual, é fundamental que a organização tenha no seu ambiente, colaboradores motivados e capacitados para enfrentar os desafios impostos pela competitividade do mercado de hoje, pois a sociedadedo conhecimento exige profundas mudanças em todos os perfis profissionais, que resultam na representação do profissional como um bem de valor para a organização. Para tanto, planejar a política de cargos e salários hoje é fundamental, não há mais espaço para as organizações que ainda mantém modelos de gestão tradicionais do passado, vendo o empregado como um simples recurso de produção.Segundo Pontes (2007, p.31), “o salário não é um fator de motivação, quando analisado isoladamente. A troca fria de produção por salário não gera satisfação ao funcionário”. Porém, analisando a implantação dos demais planos motivadores da administração de recursos humanos, não considerando a contrapartida salarial, estes planos perderão o seu fortalecimento para atingir o estado de satisfação dosfuncionários.
Ainda segundo o autor:
Neste ambiente de profundas e marcantes mudanças, é necessária uma política de recursos humanos flexível e ajustáveis às necessidades atuais, tendo as pessoas como fator fundamental para conseguir competitividade, flexibilidade, qualidade, produtividade, respeito ao cliente e as suas opiniões. As pessoas devem estar comprometidas com a organização que objetivao sucesso nesse dinamismo de mudanças. Não importa o ramo de atividade, os desafios impostos às organizações são na realidade impostos às pessoas (PONTES, 2007, p.19-20).

Atualmente a política de cargos e salários deve estar vinculada às estratégias organizacionais e ter como objetivo, avaliar e determinar o valor relativo de cada cargo. Esta avaliação determina os requisitos, asresponsabilidades envolvidas e as condições exigidas pelo cargo para seu adequado desenvolvimento e posteriormente classificação e avaliação para efeito de comparação. Desta forma, o presente estudo estará mostrando a importância da existência da política de cargos e salários nas organizações, a fim de uma melhor satisfação de seus colaboradores e assim, contribuir para torná-la competitiva, flexível e...
tracking img