Tcc bsc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACINTER | FATEC INTERNACIONAL | IBPEX
PÓS-GRADUAÇÃO EM GERÊNCIA CONTABIL COM HABILIDADE EM PÉRICA AUDITORIA E CONTROLADORIA












PERSPECTIVA FINANCEIRA DO BSC COMO FERRAMENTA DE DECISÃO




















2012














Projeto de Pesquisa apresentado ao IBPEX como requisito parcial para elaboração do trabalho deconclusão do curso de especialização em gerencia contábil com habilidade em pericia, controladoria e auditoria.































SUMÁRIO




INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVOS 5
3. JUSTIFICATIVA 6
4. REVISÃO TEÓRICA 7
5. METODOLOGIA 9
6. CRONOGRAMA 10
7. ORÇAMENTO FINANCEIRO 11
8. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 131. INTRODUÇÃO

O presente artigo pretende demonstrar o Balanced Scorecard (BSC) como uma ferramenta que pode auxiliar os gestores encontrarem uma perfeita combinação de resultados e impulsionadores de desempenho ajustados à perspectiva financeira da unidade de negócios.
Em meados dos anos 80, os gestores começaram a ver o desempenho organizacional das empresas atravésde novos horizontes as organizações começaram a programar estratégias competitivas e viáveis dando resultados positivos e ao mesmo tempo em que os diferenciassem dos seus concorrentes, surgindo então uma revolução no modelo de competição ,o Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta de medição de desempenho, desenvolvida por Kaplam e Norton ( 2001), tendo como base dados financeiros, como também,não financeiros que visam uma gestão estratégica nos mais variados setores de uma entidade, na busca da realização de metas estratégicas em longo prazo é organizado em torno de quatro perspectivas distintas - financeira, do cliente, processos internos e de inovação e aprendizado, sendo que no artigo presente iremos abordar com mas ênfase as perspectivas financeira como ferramenta de decisões.
Coma elaboração do Balanced Scorecard (BSC) os objetivos financeiros devem estar vinculados à estratégia da empresa, para Kaplan; Norton (2001; p.128), “Os indicadores de desempenho financeiro mostram se a implementação e a execução da estratégia da empresa estão contribuindo para a melhoria dos resultados”.







2- PROBLEMA E OBJETIVOS


2.1 PROBLEMA
De que forma o gestorfinanceiro pode utilizar os indicadores da perspectiva financeira do Balanced Scorecard (BSC) como subsidio para tomada de decisões?

2.2 OBJETIVO GERAL
Demonstrar a relevância do Balanced Scorecard (BSC) como sistema de apoio das decisões financeiras.

2.3 OBJETIVOS ESPECIFICOS
• Compreender o Balanced Scorecard (BSC) como ferramenta estratégica
• Analisar as perspectiva financeira como apoioas decisões empresarias.
• Propor indicadores aplicáveis a micro e pequenas empresas





3- JUSTIFICATIVA
A perspectiva Financeira avalia a lucratividade da estratégia permite medir e avaliar resultados que o negócio proporciona e necessita para seu crescimento e desenvolvimento, assim como para satisfação dos seus acionistas. Entre os indicadores financeiros que podem serconsiderados, constam retorno sobre o investimento, o valor econômico agregado, a lucratividade, o aumento de receitas, redução de custos e outros objetivos de cunho financeiro que estejam alinhados com a estratégia. Os objetivos financeiros representam metas de longo prazo, gerar retornos acima do capital investido na unidade de negócios.
O Balanced Scorecard (BSC) permite tornar os objetivosfinanceiros explícitos, além, de permitir ajustes entre unidades de diferentes negócios e de diferentes fases de seus ciclos de vida e crescimento ele utiliza como ponto de partida os objetivos financeiros de longo prazo, relacionando-os com uma sequência de ações ao nível dos processos internos , investimentos, clientes e empregados implementado toda a
empresa trabalha com o...
tracking img