Tcc biograxa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Graxa produzida através de óleo vegetal















BIOGRAXA









Graxa produzida a partir de óleo vegetal usado









Ana Amélia de Lurdes Coelho Rodrigues

Fernanda Cristina Bertolai

Karina Maria Rodrigues







Tatuí – 2011

Ana Amélia de Lurdes Coelho Rodrigues

Fernanda Cristina Bertolai

Karina Maria RodriguesBIOGRAXA





Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência para avaliação de TCC do Curso Técnico em Química da ETEC Sales Gomes de Tatuí – SP.





Professor orientador: Angela Capelari Renzano















Tatuí – 2011


AGRADECIMENTO




Agradecemos a todos quenos ajudaram a realizar este trabalho: professores, colegas e amigos.


DEDICATÓRIA










A todos aqueles que buscam a sustentabilidade do planeta.












































“Inventor é um homem que olha para o mundo em torno de si e não ficasatisfeito com as coisas como elas são. Ele quer melhorar tudo o que vê e aperfeiçoar o mundo. É perseguido por uma idéia, possuído pelo espírito da invenção e não descansa enquanto não materializa seus projetos.”
Alexander Graham Bell, cientista, inventor e fundador Escocês da companhia telefônica Bell (*03/03/1847 [pic]02/09/1922)
RESUMO


A produção de biograxa a partirde óleo vegetal é mais uma alternativa para a sustentabilidade do Planeta, que além de sua origem renovável e de baixo custo poderá substituir com vantagem o óleo mineral. O principal foco dessa pesquisa é o reaproveitamento do óleo vegetal usado, levando em conta que seu descarte na natureza pode contaminar e prejudicar o meio ambiente. Aproveitando as propriedades plastificante e aderente doóleo usado, torna-se viável sua aplicação na produção de graxa para maquinários, isto é facilitado pela formação de filme envolvente, e por possuir característica semelhante ao óleo mineral. Entre os vários tipos de graxa existentes, optou-se em desenvolver um lubrificante pastoso para mecânica pesada, com alta viscosidade, portanto mais rudimentar. A biograxa desenvolvida deverá atender todas asespecificações técnicas necessárias para entrar no mercado e substituir outras graxas, além de oferecer vantagem econômica para o consumidor. Se o óleo usado é uma das matérias-prima para fabricação da graxa, pode-se concluir que temos como produto final uma substancia reciclada, o que torna este projeto viável do ponto de vista econômico, ecológico e sustentável.


Palavras-chave: Graxa,Óleovegetal usado, reciclagem.
SUMÁRIO
1 Introdução 07

2 Revisão bibliográfica 08

• 2.1 Histórico 08

• 2.2 Tipos de Lubrificantes 09

2.2.1 Lubrificantes sólidos 10

2.2.2 Lubrificantes líquidos 10

2.2.3 Lubrificantes gasosos 11

2.2.4 Lubrificantes pastosos 11

• 2.3 Processo de fabricação 11

• 2.4 Função dos lubrificantes 14

• 2.5Aditivos e finalidades 14

• 2.6 Características dos óleos lubrificantes 16

• 2.7 Fluxograma 18

• 2.8 Cronograma 19

• 2.10 Metodologia 19

3 Resultados esperados 20

4 Discussão e conclusão 20

5 Bibliografia 22

1 INTRODUÇÃO


A escolha adequada de um lubrificante é frequentemente responsável pelo funcionamento eficiente ou não de uma máquina. A seleção da graxa oudo lubrificante para cumprir as finalidades do local em que será empregado, depende inicialmente do conhecimento das características gerais de operação do equipamento, bem como, das propriedades do lubrificante e de sua constituição.
Lubrificar é interpor uma película de um fluído adequado entre superfícies em movimento, de modo que reduza ao mínimo o atrito e o consequentemente o...
tracking img