Tcc biblioteconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2.1 Estudos de Usuários
O estudo de usuários da informação são investigações importantes para o crescimento da ciência da informação porque garante que a mesma através de estudos, pesquisas sobre a necessidade informacional dos usuários das Unidades Informacionais, tenham subsídios para melhorar, ampliar e implantar serviços de acordo com a demanda por informação, inserindo ao mesmo tempo ousuário na participação, na obtenção de novos serviço/informação, tornando o usuário agente principal, importante no crescimento da unidade de informação, disponibilizando serviços e produtos de qualidade ao mesmo, entoca a ciência da informação, no caso a biblioteca, obitem dados sobre a necessidade informacional de seus usuários, gerando dados estatísticos para a Instituição/Biblioteca esta sempre seatualizando e de acordo com as novas tecnologias informacionais para as bibliotecas. Parametrizando as necessidades informacionais de quem busca por determinado tipo de informação. Os primeiros estudos de usuários da informação aparecem em 1920 nos Estados Unidos. Embora esta evolução no estudo de usuário “[...] fossem em realidade muito rudimentar e ter que esperar até o final dos anos de 1950para encontrar trabalhos mais profundos sobre o tema, sendo que Menzel em 1958 foi um dos pioneiros.” (SANZ CASADO, 1994, p. 49).
As praticas no inicio dos estudos de usuários eram mais voltados para o comportamento do usuário na busca pela informação, eram priorizado, por exemplo, questões como quantidades de informação pesquisada/acessada e não levava em conta real necessidade do usuárioexemplo o social, psicológico e cognitivo.
Segundo Figueiredo (1979, p. 82),
[...] a ênfase foi em tentar-se descobrir o uso feito da informação pelos cientistas e engenheiros, por serem as áreas onde os problemas eram mais sentidos e os sistemas em uso mais se ressentiam das inadequações.

A partir de 1963, os estudos de usuários da informação tiveram grande crescimento, gerando um aumentoconsiderável na produção de literatura científica. Em um segundo momento que corresponde aos anos de 1965 em diante, os estudos voltados para os usuários em caráter amplo, diminuíram consideravelmente em volume ... . Concomitantes a esse fato, estudiosos criaram técnicas diferenciadas de observação. Conforme resalta Figueiredo (1979, p. 82), “[...] por outro lado, técnicas mais sofisticadas deobservação indireta das necessidades de informação foram usadas para estudar aspectos particulares do comportamento dos usuários, como a analise de citações de compilações estatística, de uso de coleções, etc.”
Em 1976, devido ao reconhecimento e importância dos estudos de usuários da informação foi criado na Universidade de Sheffield, na Inglaterra, o Centre for Research on User Studies-(CRUS),tendo como objetivo desenvolver, apoiar e divulgar estudos na área da ciência da informação. Ele se voltou para o estudo passiva do usuário da informação, onde o mesmo tinha que se adaptar aos mecanismos de obtenção de informação. Mesmo assim, “[...] começou-se adquirir um conhecimento mais profundo de como a informação é obtida e usada.” (FIGUEIREDO, 1979. p. 83). Definido por Morris (1994), comoabordagem tradicional, por que “coloca a informação como externa, objetiva [...]. a informação nesse contexto tradicional existe em um mundo ordenado e é capaz de ser descoberta, definida e medida.” A abordagem tradicional deixa a desejar, pois a analise dos dados fatores que geram uma relação do usuário da informação com o sistema de informação, limitava-se a localizar fontes de informação, nãoconsiderava, portanto as tarefas de interpretação, formulação e aprendizagem envolvidas no processo de busca de informação.
A partir de 1980, as pesquisas sobre o estudo de usuário da informação passaram a se preocupar em detectar as características únicas de cada usuário buscando para tanto características comuns à maioria dos usuários de sistemas de informação. Nessa fase, conhecida como...
tracking img