Tcc - atividades funcionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3962 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Atividades funcionais são aquelas identificadas como essenciais para a manutenção do bem estar físico e psicológico de um indivíduo. O corpo é uma estrutura complexa que funciona em harmonia; com desenvolvimento essencial para a manutenção da vida. Contudo podemos ter uma incapacidade funcional impossibilitando o fisiológico de trabalhar normalmente, resultando em umcomprometimento patogênico, levando ao aparecimento das doenças (O´SULLIVAN e SCHMITZ, 1993).
Segundo Santos (2005), doença é qualquer processo ou evento que provoca uma mudança fisiológica, ocasionando perda da função, assim limitando a liberdade do homem com o meio em que vive.
A dor é uma condição complexa que resulta em incapacidades, servindo como alerta para a necessidade de assistênciamédica, a dor pode ser considerada um sinal de intolerância ao sofrimento do homem (TEIXEIRA e FIGUEIRÓ, 2001). Para Kaziama et al. (1995) a dor aguda tem a função de alertar sobre a ocorrência de lesões teciduais se instalando e a dor crônica não tem este intuito, ela avisa quanto à incapacidade funcional.
Os padrões culturais da civilização moderna somam-se às sobrecargas sobre asestruturas do corpo humano impondo cada vez mais atividades especializadas e limitadas. É necessário proporcionar influências compensatórias de modo a obter a função ideal sob as condições impostas por nosso estilo de vida, levando-nos as patologias músculos-esqueléticas (KENDALL, McCREARY e PROVANCE, 1995).
As patologias músculos-esqueléticas de natureza ocupacional são um sério problema humanoe econômico em todo o mundo. Essas disfunções manifestas afetam a qualidade de vida dos milhões de trabalhadores, momentaneamente ou definitivamente (RAPHAEL e MORENO, S/D).
No Brasil, a síndrome de origem ocupacional, composta de afecções que atingem o corpo humano, foi reconhecida pelo Ministério da Previdência Social como Lesões por Esforços Repetitivos (LER), por meio da Norma Técnicade Avaliação de Incapacidade (1991). Em 1997, com a revisão dessa norma, foi introduzida a expressão Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), sendo esses os dois termos usados até a presente data (AUGUSTO, 2008).
A Organização Mundial de Saúde (OMS) caracteriza doenças relacionadas ao trabalho como sendo multifatoriais, ou seja, não apenas um fator, mas vários fatorescontribuem para o aparecimento dessas doenças. Atualmente, as doenças que preocupam a OMS são as doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho, abordando diversos setores da produção em variadas categorias profissionais (PERLI et al, 2003).
Segundo Moreira e Carvalho (2001), o Conselho Nacional de Segurança dos EUA, através das estatísticas, afirmam que a indenização referente a LER/DORT é50% mais custosa que a reivindicada por trauma agudo (acidente de trabalho).
No Brasil, os dados dessas afecções são deficientes, mas a quantidade de diagnósticos de LER/DORT tem dimensões muito altas. Considerando assim que na última década nosso país presenciou uma situação epidêmica com relação às LER/DORT, tornando-se esta patologia a segunda maior causa de afastamento do trabalho.Somente nos últimos 5 anos foram abertas 532.434 Comunicações de Acidente de Trabalho (CAT) geradas pelas LER/DORT (AMERICANO, 2001).
Alguns profissionais apresentam alto risco ao aparecimento de LER/DORT envolvendo principalmente os membros superiores e região lombar. Alguns exemplos de profissionais particularmente afetados são os digitadores, dentistas, motoristas profissionais e maquinistas(MASSACCESI et al, 2003); Devido ao alto nível de movimentos repetitivos e uso inadequado da biomecânica corpórea (AUSTIN e DRUMMOND, 1986).
Conforme Rosa Filho (2000) as enfermidades músculos-esqueléticas são provocadas pelo esforço intenso destas estruturas, que provocam dores e incapacidades funcionais, devido a excesso de repetição e de postura inadequada. Confirmando o que Kendal,...
tracking img