Tcc astronomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1

1. INTRODUÇÃO



Este trabalho tem como intuito levar a todos um conhecimento que não aprendemos na escola, e que quase não ouvimos falar.

Normalmente as pessoas olham para o céu sem realmente observá-lo, tudo se resume em pequenos pontos de luz que classificamos como estrelas, mas na verdade alguns podem ser planetas ou galáxias. Mas só é possível observar o céu estrelado longedas grandes cidades, pois a poluição ofusca o brilho das estrelas, e outro fator que nos impede dessa visão maravilhosa, é a luz emitida pelas lâmpadas, pois a maior parte de sua luz é refletida para o espaço.

A astronomia no nosso país não é valorizada, e muito menos comentada, é praticamente uma ciência esquecida por nossa nação. E é exatamente esse fator que nos impulsionou a fazer estetrabalho. Mostrando um pouco sobre esse tema tão amplo, falando de algo mais grandioso que este mundo em que vivemos e nosso sistema solar.

Aqui encontrarão uma breve história da astronomia, com a descoberta de Galileu Galilei, e o trabalho de Hubble que foi o fundador da astronomia extragaláctica, descobrindo que aqueles pontos mais brilhantes no céu eram na verdade outras galáxias. Em seudiagrama, ele classifica as galáxias dependendo de sua forma, e apesar de antigo, é usado até hoje no estudo das galáxias.

E mais do que simplesmente o estudo da forma delas, encontra-se aqui uma breve apresentação do que as consistem basicamente, são:

• Estrelas – nascimento, vida e a morte;

• Gás;

• Poeira interestelar.




2

1. PROBLEMA




Estudarastronomia é realmente fascinante, pois as pessoas têm sede ao saber, e tentar desvendar o desconhecido é nada menos que tentador. E mais que simples curiosidade sobre essa vastidão é o querer saber sobre o passado da humanidade e o futuro, pois o universo ainda guarda muitos segredos.

A cada ano que se passa os astrônomos tem descoberto mais e mais sobre o que nos rodeia, nessa imensidão que é ouniverso. A tecnologia é uma das responsáveis por essas descobertas, pois sem ela não seria possível ver além das estrelas da Via Láctea e uns pequenos feixes de luz de outras galáxias que se encontram mais perto da nossa.

Porém, essa tecnologia é muito cara, e os custos dessas pesquisas se tornam impossíveis para países que não a possuem.

O Brasil é um desses países que quase não investemem tecnologia para pesquisas dessa área. E se torna praticamente inviável pesquisas mais aprofundadas. Pois comprar e importar tem custos altos.

E dessa forma os brasileiros não têm conhecimento sobre esse assunto, muitos, não sabem da sua importância e até confundem com a astrologia, que apesar de ter dado origem a astronomia, hoje abordam temas totalmente diferentes.

Em escolas de paísesdesenvolvidos, os alunos que quiserem podem ter aulas dessa matéria, e confeccionam suas próprias lunetas e telescópios. Enquanto nos países subdesenvolvidos, as escolas publicas e estaduais, oferecem somente o básico, que não é o suficiente para a entrada em faculdades publicas. E dificilmente será possível achar em faculdades privadas esse curso. E mesmo que tenha, é impossível para uma pessoacom renda baixa conseguir se manter na faculdade por muito tempo, já que para trabalhar nessa área é muito difícil, e quando se consegue a remuneração não é tão boa assim.

3

Ou seja, a oportunidade de se ter esse conhecimento é para aqueles de classe media alta. Excluindo os de classe media baixa de obter mais um conhecimento importante e enriquecedor.4

2. HIPÓTESE




Se o Brasil investisse em construção e produção de tecnologia em vez de importar, os estudos envolvidos e dependentes desta seriam mais acessíveis para todos independentemente de sua condição social.

As escolas publicas e estaduais deveriam ter uma estrutura melhor para que os alunos pudessem estudar em período integral,...
tracking img