Tcc- aquisição de linguagem por crianças surdas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

SAMANTHA ORSOLIN

A AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM POR CRIANÇAS SURDAS

1. HISTORIA DA EDUCAÇÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIENCIA AUDITIVA

Conhecer a história, bem como as filosofias educacionais para surdos, é o primeiro passo para iniciar um estudo mais profundo que tem como objetivo relacionar a exposição ao meio social, a linguagem e a qualidadede interações interpessoais ao desenvolvimento cognitivo da criança surda.
Até meados do século XV o surdo era to como uma pessoa primitiva, visto de modo negativo, os surdos eram percebidos de varias formas, com piedade, compaixão, como pessoas amaldiçoadas pelos deuses, ou enfeitiçadas, devido a isso, muitos eram abandonados e até mesmo sacrificados. A surdez dentro da historia provocadiscussões. O seu significado social esta ligado a ausência de linguagem comum, no meio em que vivemos, ou seja a língua oral.
Por muitos séculos os surdos foram ignorados socialmente chegando a acreditar que eles não pensassem, pois o requisito para ser aceito era a fala.
A preocupação com a educação de surdos só começou por volta do século XVI, quando se reconheceu que eles deveriamter uma língua própria, baseada em sinais alem da escrita.
Pesquisadores do século XVI e XVII, defenderam a língua de sinais que é uma língua espaço- visual, criada através de gerações pelas comunidades surdas, outros ainda criaram códigos visuais, que se configuram como uma língua, para facilitar a comunicação com sues alunos surdos
Ainda no século XVI, na Espanha, o mongebeneditino Pedro Ponce de Leon (1520-1584) desenvolveu uma metodologia de educação de surdos, que incluía, datilologia, escrita e oralização, criou-se nesta época a primeira escola de professores surdos.
Em 1620 foi publicado na Espanha um livro que trata do alfabeto manual de Ponce Leon, pois ele defendia e afirmava que a Língua de sinais era capaz de expressar os mesmos conceitos da língua oral, eacreditava também que todos os surdos independentes do nível social, deveriam ter acesso á educação e esta deveria ser publica, e gratuita.
No ano de 1750, com as idéias de Samuel Heinick, na Alemanha, surgem as primeiras noções do que hoje constitui a filosofia educacional oralista, filosofia que acreditava ser o ensino da língua oral e a rejeição a língua de sinais, a situação ideal paraintegrar o surdo na comunidade geral. Heinick foi o fundador da primeira escola publica baseado no método oral.
Através desta iniciativa e 1866 o método oral começa a ganhar força, o mais importante defensor do oralismo foi Alexander Grahm Bell, o célebre inventor do telefone, que exerceu grande influencia no resultado da votação do congresso Internacional de Educadores de Surdos em Milãono ano de 1880, foi colocado em votação qual método deveria ser utilizado na educação de surdos. O oralismo venceu a língua de sinais, e esta passou a ser proibida, o oralismo dominou em todo o mundo ate a década de sessenta,ano em que Willian Stokoe publicou um artigo demonstrando que a ASL, (língua Americana de Sinais) é uma língua com todas as características das línguas orais. Surge nestaépoca a filosofia bilíngüe.
Depois de muito estudo chegou-se a conclusão que oralismo não é a forma mais adequada de ensinar e educar surdos, pois vai de encontro com a cultura surda segundo Regina Célia Adamuz (Terra e Cultura ano XX nº 39, pg 66)
Ser surdo é saber que se pode falar com as mãos, e aprender uma língua oral auditiva através delas,é conviver com pessoas que, em um universo debarulhos, deparam-se com pessoas que estão percebendo o mundo, principalmente pela visão, isso faz com que eles seja diferentes e, não necessariamente deficientes. A diferença está no modo de aprender o mundo, que gera valores, comportamento comum, compartilhando e tradições sócio- interativas.

Os esforços dos anti-libras foi um fracasso, pois mesmo com todas as proibições á língua de...
tracking img